Por Lígia Saba
Diversão, cultura e originalidade marcam as festas populares brasileiras que agitam e compõem a identidade cultural do país. De Norte a Sul, em diferentes épocas do ano das celebrações religiosas e folclóricas, passando por eventos culturais e chegando às festividades regadas a muita cerveja, há opções para todos os tipos de crenças e expectadores. A tradição das festas populares brasileiras oferece muita diversidade, por isso, o Brasil é conhecido como um dos países de maior representação cultural no mundo. Pensando nisso, listamos 10 festas famosas, em diversos estados, para aproveitar ao máximo e de diferentes formas. Vem conhecer um pouco mais sobre cada uma delas!
10. Lavagem do Bonfim
Celebrada por católicos e praticantes do candomblé, a Lavagem do Bonfim é uma das maiores manifestações populares e religiosas de Salvador, na Bahia, e acontece tradicionalmente na segunda quinta-feira de janeiro. A procissão começa na Igreja da Conceição da Praia e arrasta uma multidão vestida de branco que caminha por 7 km até a Basílica do Senhor do Bonfim. Chegando lá, aproximadamente 200 baianas vestidas a caráter lavam as escadarias do templo com água-de-cheiro em homenagem a Oxalá, um dos orixás mais importantes do candomblé e da umbanda.
9. Festival Folclórico de Parintins
Também conhecido como Festa do Boi Bumbá, o Festival Folclórico de Parintins acontece em junho, no Amazonas. As pessoas se reúnem no estádio, que tem formato de uma cabeça de boi, conhecido como Bumbódromo, com capacidade para mais de 35 mil pessoas. Nele, há o combate entre dois bois: o Garantido, representado pela cor vermelha, e o Caprichoso, azul. O Festival de Parintins é o maior espetáculo de ópera a céu aberto da América Latina e o maior de folclore no mundo.
8. Festa do Peão de Barretos
É a maior festa sertaneja do Brasil, muito tradicional da região sudeste, a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos acontece em agosto e é organizada pela Fundação de “Os Independentes”. A Festa do Peão dura, mais ou menos, dez dias, por ser uma das festas populares brasileiras mais tradicionais, o evento cresce a cada ano, tanto em tamanho, quanto em duração. Com atrações como rodeios e shows sertanejos, atualmente, o evento principal da Festa de Peão é realizado em uma área de mais de 110 hectares, que foi projetada por Oscar Niemeyer, e tem capacidade para abrigar mais de 30 mil pessoas.
7. Folia de Reis
De tradição católica, a Folia de reis é uma festa folclórica também conhecida como Reisado ou Festa de Santos Reis. Comemorada entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro, celebra a ocasião em que, segundo a história, os Reis Magos conheceram o Menino Jesus. A festa é marcada pela presença de: um mestre, um contramestre, os reis magos, foliões e palhaços. Todos se vestem a caráter e saem pelas ruas cantando os versos criados e tocando instrumentos como acordeões, violas, pandeiros e sanfonas. A festa acontece em inúmeras regiões do país, mas é em Muqui, no Espírito Santo, que acontece o maior encontro nacional de Folia de Reis.
6. Congada
Entre as festas populares brasileiras que trazem a celebrações da fé e mística, a Congada representa as crenças angolanas e católicas, com musicas, danças e encenações. A festa se tornou famosa principalmente em cidades do interior de Minas, Paraíba, Pernambuco e Paraná. Ela é realizada no mês de outubro e mostra as cruzadas e a coroação dos reis africanos do Congo. Uma das festas populares brasileiras com maior riqueza histórica e simbólica.
5. Círio de Nazaré
O Círio de Nazaré é a maior festa religiosa do Brasil, registrado desde 2004 como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. Trata-se de de uma procissão católica que acontece em Belém, no Pará, no segundo domingo do mês de outubro, há mais de dois séculos. O objetivo dessa comemoração é homenagear Nossa Senhora de Nazaré, um dos títulos dados à Maria, mãe de Jesus. A caminhada começa na Catedral de Belém e vai até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta por 15 dias, para os fiéis venerarem e fazerem seus pedidos. São cerca de 2 milhões de seguidores todos os anos.
4. Bumba meu Boi
Típica das regiões norte e nordeste, a festa do Bumba meu boi realiza-se entre os meses de junho e julho e inclui muita dança, desfiles e encenações teatrais da lenda, que conta como a ressurreição de um dos bois preferidos do patrão de Mãe Catirina e Pai Francisco deu origem a essa tradicional comemoração brasileira. No Maranhão, a sua comemoração remonta ao século XVIII, onde vários grupos de bumba meu boi se apresentam em vários arraiás. O bumba meu boi maranhense carrega os títulos de Patrimônio Cultura do Brasil e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
3. Cavalhadas
De origem portuguesa, a Cavalhada mais popular do país realiza-se em Goiás, há cerca de 200 anos. Com duração de três dias, a festa consiste em desfiles a cavalo ao som de muita música. Vestindo trajes típicos, de veludo, muito coloridos e brilhantes , os participantes encenam batalhas entre cristãos (vestidos de azul) e mouros (vestidos de vermelho). A encenação representa as batalhas ocorridas entre os séculos IX e XV durante a ocupação de Portugal e Espanha pelos mouros.
2. Festa Junina
Em cada região do país esse evento tem um nome diferente, o que não tira seu brilho e posição entre as maiores festas populares brasileiras. Originalmente mais tradicional no Nordeste, a Festa de São João ganhou o Brasil todo e é marcada por muita comida, músicas e decorações típicas. Realizada ao longo do mês de junho, mês dos santos populares – Santo Antônio, São João e São Pedro, é uma festa carregada de vários tipos de tradições, desde a culinária, à típica dança da quadrilha e as brincadeiras – pescaria, correio elegante e boca do palhaço, por exemplo. Na culinária, não podem faltar os pratos que têm o milho como ingrediente principal, tais como bolo de fubá, pipoca e pamonha. Apesar de acontecer no pais inteiro, o São João de Campina Grande, na Paraíba, é considerado o maior do mundo e recebe mais de 3 milhões de visitantes em 31 dias de festa.
1. Carnaval
O Carnaval é uma das festas brasileiras mais conhecidas no mundo. De origem pagã, desde o início o carnaval cativou as pessoas, que podiam se divertir escondendo a sua identidade e trocando os papéis sociais mediante o uso de máscaras, tradição que surgiu em Veneza. Comemorado em todo o país, entre fevereiro e março, cada região apresenta as suas particularidades. A festa começou a ser comemorada na época colonial, com o festejo dos escravos nas senzalas, aos poucos, foram surgindo os frevos, afoxés e enredos de samba que conhecemos hoje.