Comunicação é a habilidade mais desejada para líderes e profissionais do futuro – Crédito: Divulgação/ACIPI.
Em uma pesquisa feita pela Amcham (Câmara Americana de Comércio) sobre o perfil da liderança do futuro, divulgada em junho, a comunicação assertiva aparece na primeira posição entre as cinco soft skills mais desejadas para líderes do futuro – com 58% dos votos dos CEOS e gestores que participaram do levantamento. Em contrapartida, foi apontado que apenas 18% dos líderes atuais dominam essa habilidade.
As soft skills são habilidades comportamentais e sociais consideradas essenciais para lidar bem com pessoas e situações no ambiente profissional. Longe de ser uma necessidade somente da liderança, a comunicação tem sido uma das principais dores do empresariado, já que influencia de forma decisiva em áreas essenciais nas empresas como vendas, atendimento e a própria gestão de equipes.
A fonoaudióloga e mestra em comunicação, Tatiana Vial, será a facilitadora do curso “Fale! Oratória para momentos decisivos”, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro na Escola de Negócios ACIPI. Ela explica que, no nosso contexto brasileiro, os dois principais pontos de dificuldade que as pessoas têm em se comunicar bem é a falta de objetividade e a de clareza.
O PAPEL CENTRAL DA COMUNICAÇÃO NAS NECESSIDADES DO MERCADO
O curso de oratória atende uma demanda de lideranças e profissionais que veem de forma cada vez mais frequente a necessidade de se apresentar publicamente para divulgar e posicionar suas empresas no mercado.
Somente em 2025, a Escola de Negócios ACIPI promoveu 28 cursos nas áreas de comunicação, vendas, liderança e atendimento. No primeiro semestre, a grande procura somente no curso “Como Desenvolver uma Comunicação Assertiva” fez com que fosse necessário abrir mais de uma turma para atender as empresas associadas.
Desenvolvendo o mercado para o que as empresas precisam
Claudinei Leme de Morais foi um dos alunos do curso “Como cultivar uma postura de atendimento eficiente”, realizado na unidade da ACIPI do Santa Terezinha em setembro. Ele trabalha como corretor de imóveis há um ano e buscou se desenvolver para conseguir entender melhor o público dele.
A Escola de Negócios da ACIPI está sempre próxima dos mais de 7 mil empresários associados, ouvindo suas necessidades e desafios. Um dos pontos que mais aparece é a dificuldade de comunicação — ser claro, ser entendido e transmitir mensagens de forma eficaz. Por isso, temos priorizado cursos que desenvolvem soft skills, especialmente a comunicação, explica a gestora da Escola de Negócios, Andiara Zambello.
Agenda Escola de Negócios
Além do curso de Oratória, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro, a Escola de Negócios está com novas turmas no segundo semestre para os cursos “Conflito de gerações: como liderar nos tempos atuais”, nos dias 27 e 29/10, 03 e 05/11; “Como Desenvolver uma Comunicação Assertiva”, no dia 11/11; e “Vendas na prática: como potencializar seus resultados”, com duas turmas nos dias 13/11 e 04/12.