Press "Enter" to skip to content

A origem e a importância do Dia do Orgulho Nerd, ou “Dia da Toalha”

Última atualização 25/05/2022 | 15:30

Desde o ano de 2001, a comunidade geek celebra o Dia do Orgulho Nerd em 25 de maio. A data também possui a alcunha de Dia da Toalha, uma homenagem a Douglas Adams, autor do livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. Mas por que esse dia em específico, e qual a relevância da comemoração?

O Dia do Orgulho Nerd

O Dia do Orgulho Nerd já possui mais de 20 anos de história. Cada vez mais, a cultura popular vem angariando histórias geeks, seja no cinema, na televisão ou na literatura. Nessa linha de trabalho, uma das obras mais importantes do segmento é “O Mochileiro das Galáxias”, uma série de livros de ficção científica cuja primeira publicação ocorreu em 1979.

Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo, a saga desencadeou uma adaptação fílmica em 2005. Ela contou com grandes nomes no elenco, tais como Martin Freeman, Alan Rickman, Sam Rockwell, Bill Nighy e Zooey Deschanel. Além disso, a plataforma de streaming Hulu está produzindo uma série de TV.

Em 11 de maio de 2001, o escritor Douglas Adams morreu aos 49 anos, em decorrência de um ataque cardíaco. Duas semanas após a sua morte, os fãs do autor decidiram homenageá-lo postumamente com o Dia da Toalha, uma referência a um dos principais artefatos de sobrevivência de O Mochileiro das Galáxias.

Posteriormente, o Dia da Toalha serviu como ponto de partida para cuminar no Dia do Orgulho Nerd, homenageando não apenas o legado de Douglas Adams, mas tudo aquilo que estivesse inserido no mundo geek.

Isso ganhou força devido a uma coincidência: o filme “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança” teve seu lançamento oficial nos Estados Unidos em 25 de maio de 1977. Como se trata de uma das mais icônicas sagas geek, a data se solidificou de vez como O Dia do Orgulho Nerd.

Além do mais, a cultura geek está em expansão na atualidade. Ainda nesta semana, em 27 de maio, duas grandes obras agitarão os amantes do segmento. A Disney+ lançará os dois primeiros episódios da série “Obi-Wan”. Já a Netflix postará a primeira parte da nova temporada de “Stranger Things”.

Isso vai fechar em 0 segundos