O humorista Marcos Franklin, conhecido como Teteba, tem usado as redes sociais para criar rivalidade política em Bela Vista de Goiás em prol do candidato a prefeito Dione do Cará.
Marcos Franklin esteve envolvido em polêmicas no passado. Em 2011, ao comprar um veículo com a documentação falsa, Teteba foi indiciado por crime tipificado no artigo 180 do código penal.
O artigo 180 do Código Penal Brasileiro tipifica o crime de receptação, que ocorre quando alguém adquire, recebe, transporta, conduz ou oculta um produto de crime, sabendo que se trata de produto duvidoso. O crime também se configura quando alguém influencia outra pessoa a adquirir, receber ou ocultar o produto, mesmo que este esteja de boa-fé.
VÍDEOS
O humorista usa vídeos produzidos para favorecer o candidato do PP no município com o objetivo de ludibriar os eleitores de Bela Vista, que tem enfrentado problemas em áreas essenciais na cidade.
Procurado pela reportagem do DE, o candidato a prefeito Dione do Cará afirmou que Teteba não faz parte de sua equipe de campanha, embora a foto de Dione aparecer no perfil de mensagem WhatsApp do humorista, como apoiador, e as críticas serem direcionadas contra um único candidato.
Teteba afirmou que os vídeos apenas falam sobre o principal assunto do momento – política – com pitada de humor, para gerar engajamento nas redes sociais. Ele não admitiu atacar, ainda que de forma velada, adversários políticos, embora vídeos mostrem o contrário.
Na internet, seguidores têm feito críticas pela mudança de narrativa dos conteúdos de humor de Teteba, que aponta ações da prefeitura, mas sem expor os problemas pontuais da atual gestão.