Press "Enter" to skip to content

‘A prevenção começa na infância’, diz médico sobre osteoporose

“A gente tem que procurar mudar os hábitos para se ter uma vida saudável e melhor no futuro, então a prevenção começa na infância”

Os principais problemas na coluna, como lombalgia, artrose e hérnia de disco são comuns na idade adulta e podem estar relacionadas ao trabalho, má postura, sedentarismo. Durante entrevista ao jornal Diário do Estado, o médico Frederico Barra explicou cada um dos sintomas e as formas de tratamento, além do problema bem conhecido, a osteoporose.

Quando a dor na coluna é intensa, persistente ou quando é acompanhada por sintomas como dor, queimação, formigamento ou outra alteração de sensibilidade na coluna, braços ou pernas, é importante procurar um ortopedista para que sejam realizados exames. O tratamento pode incluir uso de remédios, fisioterapia e por vezes, cirurgia. Veja os sintomas e como funciona o tratamento no vídeo acima.

Osteoporose é uma doença metabólica, sistêmica, que acomete os ossos. Estima-se que a proporção da osteoporose para homens e mulheres seja de seis mulheres para um homem a partir dos 50 anos e duas para um acima de 60 anos. Aproximadamente uma em cada três mulheres vai apresentar uma fratura óssea durante a vida. Mulheres têm mais osteoporose que os homens, pois têm os ossos mais finos e mais leves e apresentam perda importante durante a menopausa. No entanto, homens com deficiência alimentar de cálcio e vitaminas estão sujeitos à doença. “A gente tem que procurar mudar os hábitos para se ter uma vida saudável e melhor no futuro, então a prevenção começa na infância”, conclui o médico.