A um ano da Copa do Mundo, saiba quais seleções já garantiram vaga

Até o momento, 13 equipes estão com a vaga garantida no Mundial do Catar

No dia 21 de novembro de 2022, começará a Copa do Mundo do Catar. Além do país-sede, outras 12 seleções já estão com seus passaportes carimbados para integrar o Mundial. No total, dez das equipes são da Europa, duas da América do Sul, além dos anfitriões asiáticos. Em todos os continentes, as brigas seguem vivas por espaços limitados na principal competição de futebol do planeta.

Eliminatórias da Europa

De acordo com o formato da FIFA, há 13 vagas destinadas para o Velho Continente. As Eliminatórias da Europa possuem uma fase de grupos com dez chaves, contendo entre cinco e seis times. As melhores equipes de cada uma delas ganham vaga direta para a Copa do Mundo, enquanto aquelas que terminaram em segundo lugar disputam uma repescagem.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

As seleções que terminaram na liderança de seus grupos foram as seguintes: Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Croácia, Inglaterra e Alemanha. Outras dez equipes vão disputar a repescagem. São elas: Portugal, Suécia, Itália, Ucrânia, País de Gales, Escócia, Turquia, Rússia, Polônia e Macedônia do Norte. Apenas três desses últimos times estarão no Catar.

Eliminatórias das Américas

Na América do Sul, Brasil e Argentina garantiram as suas vagas para a próxima Copa do Mundo. Faltam apenas quatro rodadas para acabarem estas Eliminatórias, e os outros espaços continuam indefinidos. As quatro melhores se classificam diretamente, enquanto a quinta colocada disputará repescagem contra uma seleção de outro continente. No momento, Equador e Colômbia estão em terceiro e quarto lugares, respectivamente, enquanto o Peru figura na quinta colocação. Se o torneio terminasse hoje, Chile, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Venezuela ficariam de fora do Mundial.

Nas Eliminatórias da Concacaf, ou seja, das Américas do Norte e Central, o Canadá está surpreendendo e alcançou a primeira posição geral. Os três melhores avançam diretamente para o Mundial, enquanto o quarto colocado disputa repescagem. A ordem na tabela de classificação é a seguinte: Canadá, Estados Unidos, México, Panamá, Costa Rica, Jamaica, El Salvador e Honduras. Faltam seis rodadas para acabarem estas classificatórias.

Outras eliminatórias para a Copa do Mundo

No continente africano, Argélia, Tunísia, Nigéria, Camarões, Mali, Egito, Gana, Senegal, Marrocos e República Democrática do Congo se classificaram para a fase final. Os times se enfrentarão e os cinco que passarem, em confrontos de ida e volta, ganham as vagas destinadas à África.

Nas Eliminatórias da Ásia, faltam três rodadas a serem disputadas até o ano que vem. Divididas em duas chaves de seis equipes, as duas melhores de cada uma avançam diretamente para a Copa do Mundo, enquanto as terceiras colocadas passam para uma repescagem entre si. Na situação de momento, Irã, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Japão estariam indo diretamente para o Mundial, enquanto Emirados Árabes Unidos e Austrália partiriam para a repescagem. Apesar de estarem localizados geograficamente na Oceania, os australianos são filiados à Confederação Asiática de Futebol (AFC) desde o início do século.

Para concluir, as Eliminatórias da Oceania devem acontecer apenas em março de 2022, devido aos adiamentos em decorrência da pandemia da Covid-19. Vale ressaltar que nenhuma equipe do local ganha vaga direta para a Copa do Mundo. A melhor delas avança para uma repescagem contra uma seleção das Américas ou da Ásia.

 

Tags: