Na noite desta quinta-feira (11), o Brasil pode confirmar a sua vaga em mais uma Copa do Mundo. Na Neo Química Arena, a Seleção Brasileira enfrenta a Colômbia a partir das 21h30, pelas Eliminatórias da América do Sul. Líder isolado e com uma campanha invicta até aqui, o time treinado por Tite precisa de apenas uma vitória para garantir o seu espaço no Mundial do Catar, em 2022.
Brasil rumo à Copa do Mundo
Desde 1930, quando aconteceu a primeira Copa do Mundo no Uruguai, o Brasil participou de todas as 21 edições do torneio internacional. Único país a ter conseguido esse feito e o detentor do maior número de títulos, o grupo canarinho está muito perto de assegurar o seu nome na próxima competição. Para cumprir essa missão, a Seleção necessita apenas de uma vitória simples em São Paulo, sem precisar depender de outros resultados.
Os convocados foram definidos no dia 29 de outubro, com a única alteração sendo o atacante Vinicius Jr. no lugar de Roberto Firmino, que acabou se lesionando. Com um elenco liderado por Neymar, a Seleção Brasileira vem tendo um grande desempenho nas Eliminatórias. Em 11 jogos, a equipe canarinho soma dez vitórias e um empate. O time ostenta a liderança disparada, mesmo com uma partida a menos em relação à maior parte dos times, com exceção da Argentina. O único confronto que o Brasil não ganhou foi justamente diante da Colômbia, em um empate por 0x0.
Os colombianos, inclusive, vivem situação bastante indefinida. A seleção conta com nomes conhecidos do futebol brasileiro, como o ex-palmeirense Mina, o ex-flamenguista Cuéllar e o gremista Borja. No momento, a equipe ocupa a quarta posição na tabela de classificação, com 16 pontos (a efeito de comparação, o Brasil tem 31). Se as Eliminatórias terminassem hoje, a Colômbia conseguiria uma vaga direta para a Copa do Mundo. Contudo, o Uruguai tem a mesma pontuação e o Chile está apenas três unidades atrás.
Depois do confronto desta noite, tanto o Brasil quanto a Colômbia disputarão seus últimos compromissos oficiais no ano. Na próxima terça-feira (16), os brasileiros encaram os argentinos, enquanto os colombianos duelam com os paraguaios.