Press "Enter" to skip to content

A Vida por um Fio: mais de mil pipas com cerol são apreendidas em Aparecida

Última atualização 21/07/2023 | 16:49

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida de Goiânia, município na região metropolitana da capital, divulgou um balanço parcial dos primeiros 15 dias da campanha “A Vida por um Fio“, lei que proíbe empinar pipas usando qualquer tipo de material cortante. A  fiscalização promovida pelos agentes já apreendeu cerca de mil carretéis de cerol e linha chilena irregulares. 

A campanha tem como proposito coibir o uso, fabricação e comercialização de cerol e linha chilena para pipas, além de conscientizar crianças e adolescentes, sobre o uso ilegal e periogoso dessas linhas cortantes. No ano passado foram apreendidas cerca de 3,5 mil linhas cortantes em pipas.

“Há dez anos, não registramos acidentes fatais com linhas cortantes em nossa cidade. Durante todo ano, o trabalho de fiscalização ocorre de forma ostensiva em pontos conhecidos para coibir uso de linhas cortantes. E durante o período de férias escolares, entre junho e agosto, as rondas são intensificadas. Aquele que for flagrado utilizando cerol ou linha chilena recebe orientação educativa sobre os perigos eminentes ao utilizar esse tipo de material nas linhas das pipas. Quando há reincidência, encaminhamos o infrator até a delegacia. No caso de crianças e adolescentes, acionamos os pais ou responsável”, destacou o comandante da GCM, Weber Júnior.

Durante o mês da ação, que se estende até agosto, a GCM intensifica a fiscalização de rotina, percorrendo todos os bairros da cidade para alertar a população e coibir o comércio e uso de linhas cortantes na brincadeira de empinar pipa. As regiões do município onde ocorreram o maior número de apreensão foram o setor Colina Azul, Parque Trindade e região Central.

A pessoa que vender esse tipo de material terá o produto apreendido e será encaminhado à autoridade policial. Além disso, será aplicada multa no valor de R$ 3 mil a cada infração cometida. Denúncias para a prática ilegal da atividade de empinar pipa com linhas cortantes podem ser registradas pelo telefone 153 ou via mensagem para o WhatsApp da Guarda Civil: 3545-5992.