Abastecimento da parte alta de Goiânia e Aparecida está em normalização gradual

A Saneago informa que técnicos finalizaram, às 02h20 desta segunda-feira (1º/07), o conserto da adutora da Vila Canãa rompida no sábado (29/06), durante trabalho de terceiros. Após a conclusão do serviço, que ocorreu de forma ininterrupta, prosseguiram-se testes e abertura de válvulas. O bombeamento da parte alta do Sistema Meia Ponte foi retomado às 03h40 e está em fase de recuperação gradual.

ABASTECIMENTO

De acordo com a Saneago, o abastecimento não é paralisado no instante em que o bombeamento é desligado. E, da mesma forma, não é normalizado imediatamente, assim que o bombeamento é retomado. No sistema de abastecimento de água, a normalização é gradual e ocorre à medida que as redes e os reservatórios são recarregados.

Por isso, é fundamental que a população continue fazendo o consumo consciente das reservas nas caixas d’água, utilizando-a apenas para o essencial, até a recuperação completa do sistema. Essa medida contribui com o abastecimento de todos e reduz o prazo para recuperação total dos reservatórios da Saneago.

FORÇA-TAREFA

Imediatamente após o incidente, técnicos fecharam os registros, cessando o vazamento de água. E empreenderam uma força-tarefa para recuperar a adutora. Foi necessária a mobilização de equipes e equipamentos especiais, visto que o conserto foi de alto grau de complexidade. A adutora é de aço e está a uma profundidade de seis metros. Manobras no sistema também foram realizadas para minimizar os impactos à população.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp