Saiba como está o abastecimento de água em Governador Valadares após falta de energia causada por chuva e ventania
De acordo com a empresa Águas de Valadares, o comprometimento gerou um efeito dominó que está comprometendo a normalização do abastecimento.
Abastecimento de água é comprometido após chuva e ventania em Governador Valadares — Foto: Inter TV dos Vales
A chuva acompanhada de ventania que atingiu Governador Valadares, na tarde dessa segunda-feira (25), deixou consequências no abastecimento de água da cidade.
A falta de energia afetou residências, comércios e gerou um efeito dominó na Estação de Tratamento Central da cidade, que abastece 70% do município. Bairros da região central e distritos da cidade ficaram sem o abastecimento de água.
> “Devido às fortes chuvas e o vento que ocorreu ontem no final da tarde, o sistema público de energia elétrica sofreu o rompimento de alguns cabos elétricos. Com isso, a companhia necessitou fazer os reparos para retomar essa energia elétrica. Durante essas manutenções na parte elétrica, todo o nosso sistema de tratamento, as estações do Penha, Santa Rita, Vila Isa, Recanto dos Sonhos, a ETA Central, foram impactadas com o desabastecimento de energia elétrica e com isso, tiveram seus equipamentos desligados,” informou Marcos Antunes, diretor executivo da AEGEA.
A empresa também se posicionou por meio de nota oficial. Veja o texto na íntegra:
A Águas de Valadares informa que, em razão da queda e intermitência de energia elétrica da Cemig, as bombas que alimentam as Estações de Tratamento de Água (ETA’s) Central, Vila Isa, Santa Rita, Penha, Recanto dos Sonhos e distrito de Goiabal foram desligadas e o abastecimento suspenso, na tarde desta segunda-feira (24).
Foram afetados a área central e bairros, como também o distrito de Goiabal. A concessionária acionou a Cemig e a previsão é de que o abastecimento de água seja retomado de forma gradativa, a partir do restabelecimento da energia elétrica. A orientação é que a população faça o uso consciente das reservas de suas caixas d’água.
Já sobre a falta de energia em parte da cidade, a Cemig se pronunciou. Confira o posicionamento da companhia na íntegra:
A Cemig informa que o forte vendaval e a chuva que atingiram Governador Valadares na tarde desta segunda-feira (24/2) foram a causa da falta de energia na região do Vila Rica, Palmeiras, Recanto dos Sonhos, JK e parte dos bairros Turmalina, Ilha e Centro, incluindo as Estações de Tratamento de Água (ETA) da cidade.
Assim que identificou o problema, equipes da Cemig atuaram e por volta de 18h os bairros já estavam com energia normalizada.
As ETAs serão atendidas de forma prioritária e a previsão é de que a energia seja normalizada ainda na noite de hoje (24/2).
A Cemig também explicou sobre a normalização do fornecimento de energia para a Águas de Valadares:
A Cemig informa que enviou, após solicitação da empresa Águas de Valadares, equipes técnicas na noite de ontem (24/02) para verificar as unidades da empresa de abastecimento de água que estariam com problemas de fornecimento de energia elétrica após a ventania que atingiu a cidade na tarde de segunda-feira.
Dessa forma, após as visitas, foi constatado que apenas a ETA Central estava sem energia. O local teve o fornecimento normalizado durante a madrugada.
Os grandes blocos de clientes da região do Turmalina, Vila Rica, Palmeiras, JK parte do centro e da ilha foram normalizados ainda na tarde de ontem. No momento, há apenas ocorrências mais complexas e pulverizadas e a previsão é de que todas sejam normalizadas ao longo do dia desta terça-feira (25/02).
Como está a situação agora?
De acordo com a Águas de Valadares, o abastecimento será normalizado aos poucos e poderá acontecer em até 48 horas, em imóveis que ficam em lugares altos.
> “Em todas as regiões mais próximas da estação de tratamento, assim como no Vila Isa, ou Penha, ou aqui na Central, por exemplo, já está retomado o abastecimento. A região central, a Ilha dos Araújos, as regiões mais próximas aqui já estão normalizando. Regiões mais afastadas, como Cidade Nova, Morada do Vale, Vale Verde, entre outras, pode demorar até dois dias, ou seja, 48h para restabelecer por completo,” disse Marcos.
O diretor executivo também orientou a população a ter uma “reserva de emergência” para prevenir situações como a dessa segunda-feira.
> “Numa situação como essa, a gente sempre orienta a fazer o uso consciente da água, e também orienta sempre que o consumidor, que nosso cliente, ele tenha em casa, um consumidor interno, ou seja, a caixa d´água, porque nesses momentos ela pode ajudar a suprir a necessidade e a demanda diária,” concluiu.