Press "Enter" to skip to content

Abatedouro clandestino de peixes é interditado em Inaciolândia

Um abatedouro de peixes clandestino foi interditado e o proprietário do local multado pela Justiça em mais de R$ 8 mil a pedido do Ministério Público (MP), em Inaciolândia. Antônio Adriano da Silva Santos “tocava” o estabelecimento de forma ilegal há cerca de quatro anos.

Segundo o MP, o local que foi fechada na última quarta-feira, 22, não possuia licença ambiental nem autorização de funcionamento do órgão competente, agindo em desconformidade com as regras sanitárias. Porém, mesmo operando de forma clandestina, o local processava, por dia, entre 150 e 200 quilos de peixe para comercialização.  

Local processava cerca de 200 quilos de pescado por dia. (Foto: Divulgação/MP)

Danos ambientais

O promotor de Justiça André Lobo Alcântara Neves, titular da Promotoria de Justiça de Cachoeira Dourada e autor do pedido, afirma que também há indícios de que a atividade clandestina do abatedouro estava causando sérios danos ambientais, já que no local existe uma fossa séptica onde são lançados resíduos líquidos e pastosos oriundos da limpeza dos peixes. 

O descarte das carcaças e vísceras dos peixes, inclusive, também ocorria de forma inadequada. No local, por exemplo, havia um encanamento que conduzia os resíduos líquidos da área de abate até o solo, em uma área de preservação permanente a 90 metros do Rio dos Bois. 

Ainda de acordo com o promotor, além dos crimes ambientais, Antônio também pode ter cometido crimes contra as relações de consumo. Por conta disso, André Lobo também pediu que fosse aberta uma investigação para apurar o possível crime contra a saúde humana.

 

Peixes eram descartados em reserva ambiental. (Foto: Divulgação/MP)