Aberta temporada de 53 dias do Natal do Bem

O governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, abriram o Natal do Bem 2024, nesta quinta-feira, 14, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. A festividade é a maior do país com entrada gratuita e segue até o dia 5 de janeiro de 2025, com expectativa de receber cerca de 1,5 milhão de visitantes.

A abertura contou com desfile do Papai Noel e acendimento oficial das mais de 2,7 milhões de luzes instaladas no local. O espaço recebeu centenas de visitantes para celebrar o início da edição 2024.

“Goiás está mostrando para o Brasil que estamos fazendo o Natal mais lindo e gratuito para todas as pessoas”, enalteceu o governador. “Me emocionei ao ver essa decoração que enche os olhos dos visitantes. Todas as crianças do estado vão poder viver a magia do Natal aqui no Oscar Niemeyer”, disse a primeira-dama.

O governador ressaltou que, apesar da festa estar montada em Goiânia, é para todos os goianos e também para os visitantes de outros estados. “O Natal tem uma mensagem diferente, uma energia própria, um sentimento de congraçamento, de confraternização e as crianças, quando chegam aqui, ficam deslumbradas”, descreveu. “É muito gratificante ver Goiás ser referência em todas as áreas e ter essa sensibilidade de chegar às crianças e às famílias com essa festa linda”, acrescentou.

No comando da organização do evento, promovido pelo Goiás Social, a primeira-dama Gracinha Caiado destacou que o trabalho teve como objetivo entregar uma festa de excelência e acessível a todos, com uma programação de alto nível.

“Tudo isso foi preparado com muito carinho, em cada detalhe, para receber vocês, a população de Goiás”, frisou Gracinha Caiado. A primeira-dama agradeceu o empenho dos parceiros do Natal do Bem e destacou o crescimento do evento. “O Goiás Social tem trabalhado em todos os ângulos para atender as pessoas em vulnerabilidade e não é diferente no Natal”, destacou.

Natal do Bem

Para manter o clima festivo do Natal, o espaço com 30 mil metros quadrados tem ilhas de brinquedos, gastronomia e neve artificial, além de presépio, carrossel, trenzinho e uma roda-gigante inédita. “Esse ano estamos com várias novidades. Vamos ter apresentações artísticas com talentos locais. Tem atração para todos os gostos para que a população possa aproveitar”, complementou a diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adryanna Caiado.

“Está perfeito. Eu vim de uma cidade onde não tem essa estrutura. É uma coisa mágica”, enalteceu Rosemeire Lopes, que trouxe toda a família de Rondônia especialmente para o evento. A programação inaugural contou com apresentação do Coral Infantil do Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter, formado por crianças com idades entre 8 e 13 anos. Ao longo desta edição, no Palácio da Música, no Coreto e na Vila do Papai Noel, serão mais de 300 apresentações culturais gratuitas, com mais de 90% dos artistas residentes em Goiás.

Estrutura

O horário do funcionamento é de terça-feira a domingo, das 18h às 23h, exceto nos dias 24 e 31 de dezembro, em que o espaço funcionará das 17h às 21h. A estrutura dispõe ainda de 12 mil vagas rotativas gratuitas, divididas em seis espaços para estacionamento com acessos pela GO-020 e BR-153.

Para os visitantes que usam transporte coletivo, são duas linhas regulares da RMTC, com embarque e desembarque no Centro Cultural Oscar Niemeyer, sendo a 990, que parte do Terminal Praça da Bíblia, e a 991, que sai do Terminal Isidória. Há também duas linhas exclusivas e gratuitas fazendo os trajetos a partir da Praça Cívica e do Flamboyant Shopping.

Entrega de brinquedos

Tradicionalmente, o Natal do Bem é dividido no evento natalino no Centro Cultural Oscar Niemeyer e na distribuição de 525 mil brinquedos nos 246 municípios goianos, como bolas de futebol e vôlei, carrinhos, bonecas e kits de panelinhas.

Em Goiânia a entrega dos brinquedos será no dia 15 de dezembro, às 8 horas, no Ginásio Goiânia Arena. As crianças também poderão participar de sorteios de bicicletas e receberão lanche, além da presença do Papai Noel e personagens encantados.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Gabinete de crise das UTIs de Goiânia reduz tempo de espera e amplia oferta de leitos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, alcançou resultados expressivos no encaminhamento de pacientes para internação em leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Durante os 18 dias de atuação do Gabinete de Crise das UTIs de Goiânia, 1.082 pacientes foram encaminhados para esses leitos, com todas as demandas autorizadas em menos de 24 horas.

A parceria se mostrou eficaz ao reduzir o tempo de espera dos pacientes nas unidades, além de identificar e corrigir rapidamente as dificuldades enfrentadas pela equipe de trabalho, destacou o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos. Além de otimizar a utilização dos leitos existentes, o gabinete contribuiu para ampliar a oferta com a abertura de novos leitos em diferentes unidades hospitalares.

Foram abertos 20 novos leitos de UTI adulto no Hospital Ruy Azeredo, 16 leitos de UTI no Hospital das Clínicas (10 adultos e 6 pediátricos), 40 leitos de UTI (20 adultos, 10 pediátricos e 10 neonatais) e 32 leitos de enfermaria no Hospital Estadual de Águas Lindas. “Esses resultados demonstram a eficácia da estratégia de organização e cooperação para melhorar a saúde da população”, afirmou Rasível Santos.

Com essas medidas, a otimização dos leitos também reduziu significativamente a demanda por vagas. As solicitações diárias de leitos de UTI caíram de uma média de 24 para 5, enquanto as de enfermaria foram reduzidas de 174 para 78. “Nunca houve um funcionamento tão eficiente, mesmo enfrentando uma crise como essa”, declarou o médico Elter Borges, da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Aliança com o Samu e Corpo de Bombeiros

Na tarde desta segunda-feira, 16, a reunião do Gabinete de Crise focou na criação de uma aliança entre os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Região Metropolitana da capital, para apoiar o município durante o atual momento enfrentado. Representantes dos Samus de Aparecida de Goiânia, Trindade e Senador Canedo se comprometeram a apoiar a SMS de Goiânia com o transporte de pacientes e a disponibilizar profissionais para a realização de plantão no Samu da capital.

Também foi publicada uma portaria que prevê uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), autorizando que o efetivo da corporação tripule ambulâncias do Samu de Goiânia para realizar transporte entre os hospitais, quando necessário. A SMS da capital confirmou a convocação de novos técnicos de enfermagem para atuar nas Upas e Cais do município.

Gabinete de Crise

O Gabinete de Crise foi criado pela SES-GO para dar suporte à situação emergencial da saúde em Goiânia. O objetivo é monitorar, planejar, estruturar, mobilizar e coordenar ações integradas de preparação, alerta e resposta, envolvendo órgãos públicos estaduais e municipais em medidas conjuntas para mitigar a crise de saúde pública no município.

A coordenação do gabinete é liderada pela SES-GO, enquanto as unidades municipais executam as ações na gestão e área hospitalar, garantindo um monitoramento eficaz do cenário geral. A SES-GO implantou 13 gabinetes de crise em unidades municipais, que diariamente repassam informações para o gabinete central.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp