Curso ajudará a melhorar atendimento a alunos com deficiência visual

deficiência

Em parceria com a Prefeitura de Goiânia, o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP-GO) está com inscrições abertas, até a próxima quarta-feira,15, para três cursos presenciais e um on-line. No total, são 140 vagas voltadas preferencialmente a professores da rede pública que tenham alunos com deficiência visual.

As formações presenciais “Tecnologias assistivas: audiodescrição, transcrição e leitura no contexto educacional”, “Orientação e mobilidade” e “Código de matemática braille e suas tecnologias” têm carga horária de 40 horas e serão realizadas no CAP-GO, localizado no Setor Oeste. A primeira será às segundas-feiras, no turno vespertino e as demais no período noturno, um na segunda-feira e outra na quarta-feira.

Com carga horária de 80 horas, a formação “Conceitos e fundamentos da deficiência visual e suas tecnologias” é on-line. Os dados de acesso ao curso serão enviados por e-mail aos candidatos que tiverem suas inscrições confirmadas.

De acordo com a gerente de Inclusão, Diversidade e Cidadania, da Secretaria Municipal de Educação (SME), Lianna Gusmão, a parceria fortalece a formação continuada dos profissionais. “A rede municipal busca cumprir com excelência a política nacional de educação especial. Os cursos oferecidos pelo CAP-GO garantem um ensino mais equitativo e inclusivo nas instituições de ensino da capital”, afirma.

Links para inscrições:

Tecnologias assistivas: audiodescrição, transcrição e leitura no contexto educacional

https://forms.gle/SwuphGaPeHSerBx88

Orientação e mobilidade
https://forms.gle/HBdNb2PHZYwLEn9LA

Código de matemática braille e suas tecnologias
https://forms.gle/MMzt6TibmUK5fQko9

Conceitos e fundamentos da deficiência visual e suas tecnologias
https://forms.gle/CLxw2mrLKJjMrFbC9

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp