Os cineastas de todo país devem ficar atentos ao período de inscrições para a 9º edição do Anápolis Festival de Cinema. Os interessados podem se inscrever de forma online e gratuita até o dia 8 de maio para concorrer aos prêmios de R$ 2 mil. (Clique e se inscreva)
Ao todo, cinco filmes nas mostras Curta Nacional, Curta Anápolis, Curta Goiás e Prêmio Incentivar (este restrito à participação de anapolinos) serão selecionados. Os vencedores nas categorias: melhor filme, melhor diretor, melhor atuação, melhor roteiro, melhor fotografia e melhor montagem também vão ganhar montante em dinheiro.
Para o Prêmio Incentivar, os anapolinos podem inscrever curtas nas categorias ficção e documentário. A produção vencedora leva R$ 30 mil e a responsabilidade de produzir um filme para lançamento na próxima edição do evento. O festival acontece de forma hibrida entre os dias 7 e 11 de junho.
Entre as novidades dessa edição, estão as mostras paralelas “Alfabetização audiovisual” e “Videoarte”. A primeira com exibição de curtas produzidas por alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Anápolis, e a segunda com obras do Grupo EmpreZa. Os vídeos do EmpreZa que serão exibidos integram o acervo de arte contemporânea do Museu de Artes Plásticas de Anápolis (Mapa).
Festival
Para a diretora de Cultura, Nabyla Carneiro, as mostras competitivas Curta Nacional, Curta Goiás e Curta Anápolis são uma vitrine para a produção brasileira.
“Se antes tínhamos exibição e atividades exclusivamente presenciais, agora temos a oportunidade de expandir o acesso à programação de nosso Festival”, disse.
O festival é realizado pela Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura de Anápolis (Semds), em parceria com a Art Vídeo Produções. Segundo a secretária da pasta, Andrea Lins, os recursos financeiros advêm dos governos federal e estadual.
“O Festival tem o papel de estimular a produção local, inclusive através da premiação, como também, de abrir uma janela de intercâmbio com a atualidade do cinema nacional”, concluiu.