Press "Enter" to skip to content

Abertas inscrições para o AceleraGO powered by InovAtiva

Última atualização 08/08/2023 | 15:08

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) lançou o AceleraGO powered by InovAtiva, nesta segunda-feira, 07. Um programa de aceleração voltado para impulsionar negócios inovadores em estágios de ideação à validação.

A Chamada Pública 08/2023 é uma parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). As inscrições foram abertas e poderão ser feitas até o dia 6 de setembro no site. Veja mais informações no EDITAL.

O AceleraGO surgiu de uma discussão dos membros do Pacto Goiás pela Inovação com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Fundação Certi.

O Pacto envolve diversas instituições, incluindo o governo estadual, e grupos goianos que têm como foco o fortalecimento do ecossistema de inovação no estado.

“Os esforços do governo, em muitas frentes, têm sido em formar um ecossistema forte de inovação em Goiás, preparando o estado para a economia do futuro, como determinado pelo governador Ronaldo Caiado”, afirma o titular da Secti, José Frederico Lyra Netto.

ACELERAGO

O edital vai selecionar ideias ou projetos de negócios inovadores (startups) e oferecer um conjunto de iniciativas gratuitas e equity-free com o objetivo de conectar a proposta de negócio selecionada com o seu ecossistema e ajudar a evoluir para que se torne um negócio de sucesso.

Por meio do edital, serão selecionados até 25 projetos que vão receber durante 12 semanas, capacitação empreendedora, mentorias, demoday e conexão com potenciais parceiros comerciais, investidores e potenciais clientes.

O AceleraGO powered by InovAtiva é realizado e executado, em Goiás, pela Fapeg com apoio e suporte do hub InovAtiva – conjunto de ações e programas voltado a empresas startups e ecossistemas de empreendedorismo inovador, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Programa conta com suporte técnico e metodológico à execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Fundação Certi), entidade executora do hub InovAtiva, e conta com apoio metodológico da Fundação Wadhwani, por intermédio de parceria com a Fundação Certi.

A iniciativa é uma oportunidade para impulsionar projetos e equipes que desenvolvam soluções inovadoras em produtos, processos ou serviços em qualquer área de atuação; projetos em estágio inicial que estejam na fase de criação, ideação ou validação cujo modelo de negócio não esteja consolidado; e para projetos e equipes com modelos de negócio que tenham potencial para se tornarem escaláveis, com mercado de tamanho representativo e potencial de crescimento.

IDEAÇÃO E VALIDAÇÃO

A Fase de Ideação trata-se do estágio caracterizado pela identificação de uma oportunidade, criação e desenvolvimento de uma ideia e do modelo de negócio.

Dá-se grande ênfase ao desenvolvimento tecnológico inicial, à elaboração do plano de negócios, à pesquisa de mercado, à construção e teste de protótipo e à capacitação dos empreendedores para gestão de negócios.

Já a Fase de Validação é o estágio em que o projeto de negócio inovador desenvolve e comercializa um Produto Mínimo Viável (em inglês, “Minimum Viable Product” ou “MVP”) e, a partir das informações colhidas junto ao mercado, readequa seu modelo de negócio, produto ou serviço até identificar e confirmar se seu projeto possui condições mínimas para ser considerado mercadologicamente viável.

Informações de apoio e instruções para o preenchimento do formulário de inscrição do PROJETO DE NEGÓCIO INOVADOR estão disponíveis no website .