Abertura de empresas em Goiás cresce 38% em abril

Até o momento, já são quase 14 mil novos negócios em 2024 (Foto: Secom)

Goiás registra abertura de 3.596 novas empresas em abril de 2024. O número é 38% maior do que o registrado em abril do ano passado, quando foram abertos 2.604 novos negócios. Além disso, a curva de constituições está ascendente mês a mês, com crescimento contínuo de janeiro a abril.

Os dados são da Junta Comercial de Goiás (Juceg) e não incluem os microempreendedores individuais (MEIs).

“São resultados que demonstram a força da economia goiana e a importância das ações para desburocratizar o processo de abertura de uma empresa”, afirma o governador Ronaldo Caiado.

EMPRESAS

Até o momento, já são quase 14 mil novos negócios em 2024. Desse total, 585 são empresas com capital social superior a R$ 500 mil. Para o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, as estatísticas reforçam a expectativa para um novo recorde.

“Isso fortalece a ideia de que devemos fechar o ano, novamente, com números superiores aos dos anos passados”, prevê.

Os serviços combinados de escritório e apoio administrativo; promoção de vendas; treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial; preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo; e atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica, são as atividades que ocupam o topo do ranking de novas constituições, nessa ordem.

Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis são os municípios que mais concentram empresas no estado.

Segundo o ranking da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), Goiás é o estado que mais abriu empresas, em abril, entre todos do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Ceará aparece em segundo lugar, com 2.996 novas constituições e, em terceiro, vem Mato Grosso, com 2.434. Ainda segundo os números da Redesim, o tempo de abertura de empresas em Goiás é menor que a média Brasil: enquanto aqui se gastam 20 horas para criar um novo CNPJ, a média do país fica em 28 horas.

MAIS LIDAS
PC de Oliveira analisa expulsão de Evertton Araújo em Corinthians
Imagens mostram estátua de Betinho sendo vandalizada na Enseada de
Tiroteio assusta passageiros em ponto de ônibus em SP. Confronto
Aliados do presidente do PSD, Gilberto Kassab, apostam que saída
Aposta de Jundiaí (SP) divide prêmio de R$ 2,2 milhões
Os filhos de famosos brilham no Lollapalooza 2026 com estilo