Press "Enter" to skip to content

Abrasel pede volta do horário de verão em carta a Lula

Última atualização 26/09/2023 | 08:48

Em uma carta enviada ao presidente Lula, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) demonstrou seu apoio à retomada do horário de verão. No documento, também endereçado na última sexta-feira, 22, ao ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e ao ministro do Turismo, Celso Sabino, a Abrasel ressalta os impactos positivos que a medida poderia trazer tanto para o setor de entretenimento quanto para a economia nacional.

A implementação do horário de verão, segundo a Abrasel, poderia resultar em um aumento no faturamento estimado entre 10% e 15% dos bares e restaurantes. Em um momento em que o setor ainda se recupera dos danos causados pela pandemia, essa medida representaria um impulso significativo, beneficiando mais de 7 milhões de brasileiros que dependem dessa indústria para sua subsistência, além dos aproximadamente 1,5 milhão de empreendimentos do ramo em todo o país.

A Abrasel também destaca que o horário de verão teria um efeito positivo na economia em geral, com impactos notáveis no comércio e no turismo. Isso ocorre porque os turistas tendem a aproveitar melhor os destinos quando as horas de luz natural se estendem, permitindo que atividades ocorram até mais tarde.

Benefícios

Para Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, o retorno do horário de verão proporcionaria mais tempo de luz natural durante os dias. “O que favorece o consumo e a frequência de clientes nos estabelecimentos, além de trazer mais movimento e segurança às cidades de um modo geral”, argumentou. “Além disso, seria favorável para todo o país, afinal contribui para a economia de energia e reduz custos operacionais nas empresas, mesmo que não estejamos no momento com risco de desabastecimento”, alegou.

Apoiando a proposta da Abrasel, o empresário Luciano Hang, proprietário da rede de lojas Havan, também acredita que o horário de verão traria inúmeros benefícios para o comércio e para a sociedade em geral. Hang ressaltou que essa medida não apenas economizaria energia, mas também impulsionaria o desenvolvimento econômico, criando mais oportunidades de emprego e renda. Ele acrescentou que a extensão das horas de atividade estimularia o turismo de lazer e compras.

Sem necessidade

Em nota divulgada semana passada, o Ministério de Minas e Energia afirmou que, até o momento, não há necessidade de adotar o horário de verão no Brasil, uma medida que foi suspensa desde 2019. No entanto, vale destacar que, no final do ano passado, o presidente Lula realizou uma enquete em uma rede social, na qual 66,2% dos participantes se mostraram favoráveis ao retorno do horário de verão, enquanto 33,8% foram contra. A votação informal envolveu 2,3 milhões de pessoas.