Abrindo as quartas de final, Brasil enfrenta a atual vice-campeã Croácia

Abrindo as quartas de final, Brasil enfrenta a atual vice-campeã Croácia

Está na hora da Seleção Brasileira mostrar a que veio. Nesta sexta-feira, 9, a partir das 12h, o Brasil enfrenta a Croácia no Estádio da Cidade da Educação. A partida abre as quartas de final da Copa do Mundo de 2022, e quem vencer se classifica para as semifinais. Em caso de empate, há prorrogação. Se a igualdade persistir, a disputa vai para os pênaltis. Em todo o histórico do confronto entre as equipes, brasileiros jamais perderam para os croatas.

Prognóstico de Brasil x Croácia

Não é a primeira vez que Brasil e Croácia vão se encontrar pela Copa do Mundo. Na estreia do Mundial de 2006, a Canarinho triunfou por 1×0. Coincidentemente, em 2014 os croatas também foram os primeiros adversários da edição. Naquela ocasião, a Seleção Brasileira venceu por 3×1.

Portanto, em dois encontros entre os times na Copa do Mundo, foram duas vitórias do Brasil. Se levarmos em conta os amistosos, as seleções já mediram forças em outras três oportunidades: 1×1 em 1996, 1×1 em 2005 e 2×0 pro Brasil em 2018. Desta forma, o retrospecto do confronto pesa a favor da amarelinha.

Porém, retrospecto não ganha jogo. O Brasil entra em campo como favorito, devido ao seu elenco e à contundência de suas atuações no Catar, com exceção da derrota atípica contra Camarões.

A Croácia é a atual vice-campeã mundial, e não pode ser subestimada. No entanto, na atual edição da Copa do Mundo, o time soma apenas uma vitória (contra Canadá) e três empates (contra Marrocos, Bélgica e Japão). Isso potencializa ainda mais o favoritismo brasileiro.

Na escalação, Tite repetirá a mesma escalação que goleou a Coreia do Sul por 4×1 nas oitavas de final: Alisson; Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Raphinha, Richarlison e Vinicius Júnior. Além disso, o lateral esquerdo Alex Sandro se recuperou de lesão, e iniciará no banco de reservas.

O time que se classificar em Brasil x Croácia terá pela frente o vencedor de Holanda x Argentina. Essa outra partida acontece também nesta sexta-feira, a partir das 16h.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Palmeiras depende apenas de si para conquistar o título do Brasileirão após vitória e tropeço do Botafogo

O Palmeiras está cada vez mais perto do tricampeonato do Brasileirão após uma vitória crucial contra o Bahia na 34ª rodada. O gol de Flaco López, marcado aos 44 minutos do segundo tempo, foi decisivo e catapultou o Palmeiras na disputa pelo título. Com essa vitória, as chances de o Palmeiras ser campeão aumentaram de 28% para 46%, um salto de 18 pontos percentuais.
 
Enquanto isso, o Botafogo, líder do campeonato, perdeu grande parte de sua vantagem após empatar com o Atlético-MG fora de casa. Embora tenha conquistado um ponto, as chances de o Botafogo ser campeão caíram de 66% para 50%. No entanto, o Botafogo ainda se mantém como favorito ao título, com quatro rodadas restantes.
 
Na próxima rodada, os dois principais concorrentes ao título enfrentarão adversários envolvidos na luta para evitar o rebaixamento. O Botafogo receberá o Vitória, time que venceu quatro dos últimos cinco jogos, enquanto o Palmeiras viajará para enfrentar o Atlético-GO, último colocado da tabela. Um confronto direto entre Palmeiras e Botafogo está agendado para a terça-feira, dia 26, às 21h30, no Allianz Parque, em um jogo que promete ser histórico pela liderança da classificação.
O Palmeiras está a dois pontos de distância do líder Botafogo e agora depende das próprias forças para conquistar o título. Com a pressão aumentando, os próximos jogos serão cruciais para definir o campeão do Brasileirão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos