Press "Enter" to skip to content

Abrindo as quartas de final, Brasil enfrenta a atual vice-campeã Croácia

Última atualização 09/12/2022 | 09:48

Está na hora da Seleção Brasileira mostrar a que veio. Nesta sexta-feira, 9, a partir das 12h, o Brasil enfrenta a Croácia no Estádio da Cidade da Educação. A partida abre as quartas de final da Copa do Mundo de 2022, e quem vencer se classifica para as semifinais. Em caso de empate, há prorrogação. Se a igualdade persistir, a disputa vai para os pênaltis. Em todo o histórico do confronto entre as equipes, brasileiros jamais perderam para os croatas.

Prognóstico de Brasil x Croácia

Não é a primeira vez que Brasil e Croácia vão se encontrar pela Copa do Mundo. Na estreia do Mundial de 2006, a Canarinho triunfou por 1×0. Coincidentemente, em 2014 os croatas também foram os primeiros adversários da edição. Naquela ocasião, a Seleção Brasileira venceu por 3×1.

Portanto, em dois encontros entre os times na Copa do Mundo, foram duas vitórias do Brasil. Se levarmos em conta os amistosos, as seleções já mediram forças em outras três oportunidades: 1×1 em 1996, 1×1 em 2005 e 2×0 pro Brasil em 2018. Desta forma, o retrospecto do confronto pesa a favor da amarelinha.

Porém, retrospecto não ganha jogo. O Brasil entra em campo como favorito, devido ao seu elenco e à contundência de suas atuações no Catar, com exceção da derrota atípica contra Camarões.

A Croácia é a atual vice-campeã mundial, e não pode ser subestimada. No entanto, na atual edição da Copa do Mundo, o time soma apenas uma vitória (contra Canadá) e três empates (contra Marrocos, Bélgica e Japão). Isso potencializa ainda mais o favoritismo brasileiro.

Na escalação, Tite repetirá a mesma escalação que goleou a Coreia do Sul por 4×1 nas oitavas de final: Alisson; Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Raphinha, Richarlison e Vinicius Júnior. Além disso, o lateral esquerdo Alex Sandro se recuperou de lesão, e iniciará no banco de reservas.

O time que se classificar em Brasil x Croácia terá pela frente o vencedor de Holanda x Argentina. Essa outra partida acontece também nesta sexta-feira, a partir das 16h.