O acampamento de verão cristão Camp Mystic, no Texas, confirmou a morte de 27 campistas e monitores durante a devastadora enchente que atingiu o local durante o final de semana. Ao menos 10 meninas e uma monitora do local continuam desaparecidas.
“Nossos corações estão partidos, assim como nossas famílias que estão enfrentando esta tragédia inimaginável. Estamos orando por eles constantemente”, escreveu o acampamento em um comunicado em seu site.
Entre as vítimas está o diretor e proprietário de longa data do acampamento, Dick Eastland, que morreu enquanto tentava resgatar campistas durante a enchente catastrófica, conforme relatado por familiares nas redes sociais.
O acampamento informou que está em contato com as autoridades locais, que continuam as buscas pelas “meninas desaparecidas”.
“Pedimos suas orações contínuas, respeito e privacidade para cada uma das famílias afetadas. Que o Senhor continue envolvendo todos nós com Sua presença.”, finalizou a nota.
Mortes em enchentes
As enchentes que atingiram diversos condados do Texas foram causadas pelo transbordamento do Rio Guadalupe, que registrou um aumento de 9 metros em cerca de duas horas após um grande volume de chuva na madrugada de sexta-feira, 4.
As áreas mais atingidas foram as que ficam no entorno do Rio Guadalupe, entre elas o Camp Mystic. As buscas pelas vítimas desaparecidas continuam mesmo após previsão de novas tempestades, que devem atingir o Estado norte-americano até terça-feira, 8.
Além das participantes do acampamento, outras 53 morreram e outras 30 permanecem desaparecidas.
Estragos
As inundações pegaram moradores e turistas de surpresa durante o feriado de 4 de julho, quando é comemorado a Independência dos Estados Unidos. A força das águas destruíram pontes, arrastou veículos e devastou áreas residenciais, sendo uma das enchentes mais letais já registrada no Estado.
Mais de 850 pessoas foram resgatadas com vida desde o início das inundações, envolvendo uma operação conjunta entre 1.700 profissionais. Helicópteros da Guarda Costeira e veículos aquáticos têm sido usados no salvamento de vítimas.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou estado de desastre e autorizou o envio de ajuda federal para as vítimas.