Ação contra o desmatamento chega a Goiás e outros 16 Estados

Goiás e outros 16 estados vão receber mais uma edição da Operação Mata Atlântica em Pé, uma iniciativa crucial do Ministério Público Brasileiro que visa combater o desmatamento e recuperar áreas degradadas no bioma da Mata Atlântica. Equipes permanecerão em campo até o dia 29 de setembro, quando serão registrados os resultados, incluindo as áreas desmatadas e as infrações identificadas. A operação teve início nesta segunda-feira, 18, e está sendo coordenada nacionalmente pelo Ministério Público do Paraná.

Esta é a sexta edição da Operação Mata Atlântica em Pé a nível nacional, sendo a sétima no Paraná, estado de origem. Em Goiás, a operação é realizada pelo Ministério Público Estadual em conjunto com a unidade regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Batalhão Ambiental da Polícia Militar.

Recursos

Ao término das atividades de fiscalização, os órgãos responsáveis apresentarão os resultados desta edição da Operação Mata Atlântica em Pé. Durante a operação, as equipes visitam áreas suspeitas de degradação identificadas com base em imagens de satélite de alta resolução, o que permite a detecção de desmatamentos. O uso de tecnologias avançadas, como o projeto MapBiomas, tem sido fundamental para ampliar a eficácia das ações de fiscalização.

Quando infrações ambientais são constatadas, os responsáveis são autuados e podem responder judicialmente em esferas cíveis e criminais, além de estarem sujeitos a sanções administrativas relacionadas ao registro de propriedades rurais. No ano passado, a Operação Mata Atlântica em Pé identificou 11,9 mil hectares de vegetação suprimida ilegalmente em todo o país, resultando em multas no valor de R$ 52,4 milhões.

Perda crescente

Os dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, atualizados em maio deste ano, apresentam uma perda de 20.075 hectares de florestas nativas no período de 2021-2022. Isso representa uma redução de 7% em relação ao ano anterior (2020-2021), mas ainda assim, é a segunda maior área desmatada dos últimos seis anos, estando 76% acima do menor valor registrado na série histórica, que foi de 11.399 hectares entre 2017 e 2018.

Historicamente, Minas Gerais, Bahia e Paraná têm sido os Estados com maiores índices de desmatamento, sendo que apenas 0,9% das perdas ocorreram em áreas protegidas, enquanto 73% ocorreram em propriedades privadas. Florestas estão sendo desmatadas principalmente para dar espaço a pastagens e cultivos agrícolas, com a especulação imobiliária, especialmente em regiões urbanas e litorâneas, também contribuindo para esse problema.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos