Press "Enter" to skip to content

Ação Integrada combate tráfico interestadual de drogas

Última atualização 10/10/2023 | 17:04

Para coibir o tráfico interestadual de cocaína e maconha, as Forças de Segurança de Goiás e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Goiás (Ficco/GO) deflagraram, nesta terça-feira ,10/10, a Operação Suricato.

Policiais federais, civis, militares, rodoviários federais e penais estão cumprindo cinco mandados judiciais expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Aragarças, sendo dois mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão, nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Recife (PE).

TRÁFICO INTERESTADUAL

As investigações tiveram início em agosto de 2023, após a prisão em flagrante de uma pessoa transportava cocaína e maconha de Porto Velho (RO) a Goiânia. A partir dessa prisão, foi possível identificar outros envolvidos que funcionavam como “batedores” da droga, além de possíveis beneficiários do ilícito.

Os crimes sob apuração são os de tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

A Ficco (GO), coordenada pela Polícia Federal e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), se baseia no modelo cooperativo, onde trabalham de forma integrada vários profissionais que compõem mais de um órgão do Sistema Único de Segurança Pública – Susp.

O foco é a prevenção e repressão à criminalidade violenta, particularmente no combate às facções criminosas, ao tráfico de drogas e armas, aos delitos de furto, roubo e receptação de cargas e valores, à lavagem e ocultação de bens, direitos e valores e demais crimes conexos.