Ação pede que duas escolas deem 30% de desconto nas mensalidades, durante a pandemia

Em Goiânia, o Instituto Metropolitano de Ensino e o Colégio Jaó, incluindo sua filial, o Colégio Integrado Unidade Areião, estão sendo alvo de ação conjunta do Ministério Público de Goiás, da Defensoria Pública do Estado e do Procon.

Dada a mudança dos serviços de educação no contexto da pandemia, os órgãos querem realizar um tipo de reequilíbrio contratual, pedindo, com caráter de urgência, que os colégios particulares reduzam 30% das mensalidades dos ensinos infantil, fundamental e médio.

É requerido ainda que a mudança permaneça em voga até a retomada das aulas presenciais, mantendo ainda os descontos no caso do aluno optar pelo sistema remoto, enquanto durar o estado de pandemia.

A ação afirma que solicitou às escolas citadas que apresentassem tabelas de gastos operacionais, para a apuração do equilíbrio do contrato. “Em razão da recusa voluntária, extrajudicial e até judicial para apresentação desses dados não restou outra medida senão o ajuizamento das ações”, explicou o MP.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp