Acesso à internet em Mesópolis: 33% dos lares não estão conectados, aponta IBGE

Mesópolis tem 33% dos domicílios ocupados sem acesso à internet, aponta IBGE

Dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que 33% dos domicílios ocupados em Mesópolis (SP) não contam com acesso à internet, um dos menores índices na região noroeste paulista.

Mesópolis (SP), localizada no extremo noroeste, às margens do Rio Grande, apresenta internet em 67% dos domicílios, conforme indica o Censo 2022. Esse é um dos menores índices da região.

Números divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (12) revelam que moradores de 33% dos domicílios ocupados em Mesópolis não possuem acesso à internet. Os dados foram obtidos a partir do Censo 2022.

De acordo com o estudo, 67,2% das residências da cidade estão conectadas à rede mundial, o que representa que um terço delas não têm acesso à internet.

Mesópolis, situada no extremo noroeste paulista, se destaca em relação aos municípios vizinhos. Enquanto Santa Albertina (SP) conta com 84,86% de casas conectadas à internet e Paranapuã (SP) com 83,37%, em Populina (SP) o índice é de 80,86%.

Já em São José do Rio Preto, a maior cidade da região, cerca de 91,38% das residências possuem internet em casa. A nível estadual, em São Paulo, 93,5% dos domicílios estão conectados à web. No Brasil, a média de acesso à internet em casa é de 89,4%, de acordo com o Censo.

Mesópolis, com seus 67 anos de fundação e população de 1.952 habitantes, tem sua economia baseada principalmente na atividade rural, com destaque para a produção sucroalcooleira e hortifrutigranjeira. A Prefeitura de Mesópolis não se pronunciou até o momento.

Em relação à alfabetização, um levantamento recente apontou que Mesópolis está entre as 10 cidades do estado de São Paulo com menor taxa de alfabetização, totalizando 11,03% da população. A média estadual é de 5,14%. Confira mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp