Press "Enter" to skip to content

Achados destroços do submarino em área próxima a Titanic

Última atualização 22/06/2023 | 15:58

Destroços nas áreas de buscas pelo submarino Titan foram localizados nesta quinta-feira, 22. O submersível está desaparecido desde o dia 18, enquanto fazia uma expedição até os destroços do Titanic. Uma entrevista coletiva foi marcada para a tarde desta quinta, por volta de 16h, no horário de Brasília.

Segundo a Guarda Costeira, a descoberta foi feita por uma sonda perto de onde estão os restos do navio que naufragou em 1912. Eles estão a 3.800 metros abaixo do mar, em um ponto do Oceano Atlântico, a cerca de 600 quilômetros da costa do Canadá.

“Uma área com destroços foi descoberta dentro da área de busca por um veículo não tripulado perto do Titanic. Especialistas do comando unificado estão avaliando as informações”, disse o comando Nordeste da Guarda Costeira norte-americana, que coordena as operações de busca.

Também na manhã desta quinta, a sonda e mais dois robôs capazes de monitorar o fundo do mar chegaram até a profundeza máxima do Oceano Atlântico, a 4 mil metros da superfície, dentro do perímetro de buscas, de cerca de 20 mil metros quadrados.

Contra o relógio

O estoque de oxigênio a bordo estava previsto para acabar na manhã desta quinta-feira, 22, após um prazo de 96 horas. Na corrida contra o relógio, a esperança está em dois minissubmarinos robôs: o Victor 6000, da Marinha da França, e o Sistema de Recuperação de Material do Fundo do Mar, da Marinha dos EUA, chamado de “Fadoss” (em inglês).

Equipes de resgate detectaram ruídos a cada trinta minutos na região das buscas. Frank Owen, ex-comandante de submarinos da Austrália, afirmou à BBC que esse é o protocolo de alerta. “A cada meia hora, você bate nas laterais por três minutos”. As autoridades responsáveis dobraram o tamanho da área de buscas.

Um piloto e quatro passageiros fazem parte da expedição. São eles: Stockton Rush, presidente da OceanGate e piloto do submersível Titan Hamish Harding, um bilionário britânico Shahzada e Suleman Dawood, um empresário paquistanês e seu filho Paul-Henry Nargeolet, que é o capitão do submersível e considerado um dos maiores especialistas do naufrágio do Titanic.