Acidente com duas motos deixa dois feridos na Avenida General Motors em Sorocaba – Atualização sobre colisão na zona industrialSP

Um acidente envolvendo duas motos deixou dois motociclistas feridos na madrugada deste domingo (24) na Avenida General Motors, na zona industrial de Sorocaba (SP). A colisão ocorreu por volta de 5h30 e as vítimas, de 26 e 41 anos, foram encaminhadas ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) para receber atendimento médico.

Segundo informações da Polícia Militar, o acidente foi frontal e as vítimas apresentavam fraturas, sendo que uma delas precisou ser entubada. A via onde ocorreu a colisão foi parcialmente interditada para os trabalhos de resgate, mas já foi liberada após a conclusão dos procedimentos necessários. A perícia foi acionada no local e os veículos envolvidos foram recolhidos para análise, não sendo constatadas irregularidades.

Até o momento, não havia informações atualizadas sobre o estado de saúde das vítimas. O boletim de ocorrência foi registrado na delegacia e as autoridades seguem investigando as circunstâncias que levaram ao acidente. Um dos motociclistas envolvidos no acidente foi identificado como estando com a habilitação vencida há mais de 30 dias, o que pode levar a medidas administrativas.

Os moradores de Sorocaba podem ficar por dentro de mais notícias da região acompanhando o portal G1 Sorocaba e Jundiaí, que traz informações atualizadas sobre o ocorrido e outros assuntos relevantes da localidade. O canal do G1 no WhatsApp também é uma opção para receber novidades em tempo real e se manter informado sobre a situação na cidade.

É importante ressaltar a importância da prudência e do respeito às leis de trânsito para evitar acidentes como esse. A conscientização dos condutores e a manutenção em dia da documentação e condições dos veículos são fundamentais para garantir a segurança de todos nas vias públicas. A Prefeitura de Sorocaba, por meio de seus órgãos competentes, continua trabalhando para promover a prevenção de acidentes e a proteção dos cidadãos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Elefante-marinho-do-sul fêmea é tratada e volta ao mar em Guarujá (SP)

Elefante-marinho-do-sul fêmea que encalhou em praia volta para o mar após uma semana; VÍDEO

Animal foi encontrado na Praia das Astúrias, em Guarujá (SP). Ele foi transferido para a Praia do Monduba, na mesma cidade, onde foi tratado e se recuperou.

Elefante-marinho-do-sul volta ao mar após atendimento no litoral de SP

Elefante-marinho-do-sul fêmea que foi encontrado em Guarujá, no litoral de São Paulo, retornou ao mar. Ele encalhou na Praia das Astúrias, no dia 13 de novembro, e recebeu atendimento por parte do Instituto Gremar. Vídeos, obtidos pelo DE, mostram o animal entrando na água (assista acima).

O encalhe foi registrado na tarde do dia 13, mas o elefante-marinho passou a noite na praia acompanhado pelo Gremar.

Segundo o Instituto, a fêmea de cerca de 2 metros pesava aproximadamente 200 kg, o que é considerado abaixo do normal. Ela demonstrava sinais de exaustão e tinha alterações nos exames de sangue iniciais.

No corpo, não foram encontradas lesões aparentes, somente algas e epibiontes – organismos que vivem sobre outros seres vivos. Segundo o Gremar, a equipe optou por realizar a translocação do animal para um local mais reservado na cidade, a Praia do Monduba, que não tem tantos turistas.

A transferência aconteceu no dia 14, com o apoio logístico do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), Polícia Militar Ambiental, Guarda Civil Municipal e do Exército Brasileiro, já que a praia fica em área militar.

O animal foi mantido em um recinto provisório construído no local para que pudesse completar o atendimento terapêutico. Lá, foi monitorado, hidratado e medicado antes de voltar ao mar.

Ainda de acordo com o Gremar, nos últimos dias foram realizados novos exames de sangue, e os resultados apresentaram melhoras consideráveis. O animal também se mostrou mais reativo aos manejos, então a equipe o considerou apto a voltar ao mar.

Na última quarta-feira (20), o recinto foi aberto para que o elefante-marinho voltasse ao mar quando estivesse confortável, o que aconteceu por volta de 13h.

O biólogo Alex Ribeiro explicou ao DE que este é o final da temporada para o aparecimento de animais como o elefante-marinho na Baixada Santista. A espécie, que chega a até quatro metros, vem da região da Patagônia e é normalmente encontrada no Sul da América do Sul.

“Eventualmente eles param na praia por um período de descanso e depois retornam para o mar. Ou, quando param, estão machucados, podem estar feridos, com alguma espécie de lesão. Aí, precisam de algum cuidado médico veterinário”, disse Alex.

O especialista explicou que, ao contrário das fêmeas, os machos possuem uma protuberância na frente da cabeça, o que explica o nome inusitado. Essa característica morfológica é importante nas colônias, pois os machos brigam entre si por territórios ou fêmeas.

Elefante-marinho-do-sul foi cuidado por equipes do Instituto Gremar em Guarujá (SP) — Foto: Instituto Gremar/Divulgação

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp