Acidente com o Césio 137 é destaque em festival de cinema em Berlim

Em Berlim, de 11 a 15 de outubro, Goiânia estará no centro das atenções do maior festival de cinema do mundo dedicado a temática nuclear: o International Uranium Film Festival. No ano em que o acidente com o Césio 137 completa 30 anos, haverá uma sessão especial dedicada ao fato que é até hoje o maior acidente radioativo no mundo ocorrido fora de uma usina nuclear.

A sessão contará com duas produções originais de Goiânia: Algo do Fica, de Benedito Ferreira, e Rua 57, Número 60, Centro, de Michael Valim, além da co-produção Brasil/Suécia Tem césio no meu sangue, de Lars Westman.

O Uranium Film Festival fez parte da mostra especial da 19ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – Fica 2017 e agora com o apoio da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte de Goiás leva para Berlim o premiado cineasta Benedito Ferreira.

Algo do que Fica reflete com grande sensibilidade artística a memória do acidente com o Césio 137 de Goiânia. O filme coloca a produção atual goiana no centro da cinematografia mundial que estará em Berlim refletindo sobre a Era Atômica.

A importância de refletir sobre a temática atômica no mundo, levou o Ministério do Meio Ambiente e Segurança Nuclear da Alemanha apoiar o Uranium Film Festival, um festival de cinema que nasceu no Rio de Janeiro e chega agora pela sexta vez em Berlim, no maior centro cultural da capital alemã, o Kulturbrauerei em Prenzlauer Berg.

Benedito Ferreira estará com mais dez cineastas de várias partes da Alemanha, do Japão, França, Inglaterra e Argélia. Também estará presente Odesson Alves Ferreira, porta-voz da Associação Vítimas do Césio 137 (AVCésio). No total, o festival exibirá 28 filmes de oito países e realizará uma exposição fotográfica sobre o acidente com o Césio 137 de Goiânia, baseada no acervo da AVCésio, do CPdoc Jornal do Brasil e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).

.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos