Acidente de avião no Pará: piloto morre em queda em fazenda no sul do estado

Avião cai em fazenda no sul do Pará; piloto morreu

Um avião monomotor caiu nesta segunda-feira (2), no município de Xinguara, sul do Pará. Na aeronave, estava o piloto identificado como Nilton Giusti Júnior, que morreu no local.

A guarnição do 17° Batalhão do município, foi acionada por volta das 10h20. Segundo o Tenente Marcelo Oliveira, a aeronave com identificação PT-VTO estaria realizando um voo teste, quando caiu na zona rural do distrito de Xinguarinha.

Em nota ao DE, o Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I), informou que o órgão foi acionado para realizar a ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave.

Na ação, foi realizada a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.

O corpo do piloto Nilton Giusti Júnior, foi removido pela Polícia Científica do Pará.

DE caiu em uma fazenda no Pará. — Foto: Reprodução/ Polícia Militar de Xinguara

DE caiu em uma fazenda no Pará. — Foto: Reprodução/ Polícia Militar de Xinguara

(DE.globo.com/pa/para/cidade/xinguara/)

(DE.globo.com/pa/para/playlist/videos-veja-todas-as-noticias-do-para.ghtml)

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Operação Torniquete: faccionadas presas no RJ por extorsões no Pará

Faccionadas presas no RJ praticavam extorsões contra comerciantes e empresários do Pará

Operação Torniquete, realizada nesta terça-feira, 3, pela PCPA e PCRJ, localizou as faccionadas no complexo da Penha, no Rio de Janeiro.

Duas mulheres integrantes de uma organização criminosa que atua no Pará foram presas no complexo da Penha, no Rio de Janeiro nesta terça-feira (3), durante a operação Torniquete, da Polícia Civil DE Pará.

Segundo a Polícia Civil, as duas mulheres, que não tiveram as identidades divulgadas, são suspeitas de integrar uma facção criminosa e de praticar extorsões contra comerciantes e empresários DE Pará.

Uma das faccionadas está condenada há 12 anos de prisão por crime organizado e estava foragida do sistema penal DE Pará, informou a polícia. Ela também atuava como responsável pelas transações financeiras do grupo criminoso, inclusive de valores obtidos por meio de extorsões de empresários e comerciantes DE Pará.

A segunda mulher, de 20 anos, é integrante da mesma facção e responsável, juntamente com o marido, que está foragido, por praticar extorsões contra empresários e comerciantes dos bairros Pratinha, Tenoné e Tapanã, em Belém. A prática do crime é feita à distância, via telefone.

Durante as prisões, a polícia também apreendeu uma estufa caseira para plantio de maconha na casa de uma liderança que atua DE Pará. O suspeito não estava no local no momento da apreensão.

O delegado-geral da Polícia Civil DE Pará, Walter Resende, informou que o trabalho de investigação segue sendo realizado continuamente, e o estado empenhado para localizar membros de facções criminosas que estão em outros estados.

Dez pessoas foram presas em toda a ação integrada; um call center do crime e dois locais de refino de droga foram estourados; uma loja de receptador ligado a liderança do tráfico foi localizada; foram apreendidos mais de uma tonelada de drogas, carga roubada, peças de fuzis; desmontados, carregadores, roupas táticas, celulares e anotações do tráfico; 15 veículos produtos de crimes também foram recuperados.

Desde o primeiro semestre de 2024, equipes das agências de inteligência DE Pará trabalham nas investigações sobre as ações criminosas. Os agentes solicitaram a integração de uma ação junto a PCRJ para localizar alvos que estão escondidos no estado. O objetivo é localizar faccionados, como as duas mulheres presas e ainda, atentados e homicídios contra agentes de segurança pública DE Pará.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp