Press "Enter" to skip to content

Acidente entre ônibus e trem deixa 19 pessoas feridas, no Rio de Janeiro

Última atualização 18/07/2023 | 12:57

Um ônibus bateu em um trem da Supervia em uma passagem de nível na Estrada Miguel Pereira, em Japeri, na Baixada Fluminense. O caso ocorreu na madrugada desta terça-feira, 18. Segundo o Corpo de Bombeiros e a prefeitura, 19 pessoas ficaram feridas.

Saiba mais

Os bombeiros relataram que socorreram 4 pessoas. Duas foram encaminhadas para o Hospital Geral de Nova Iguaçu, e as outras duas foram levadas para o Hospital Municipal São Francisco Xavier. A prefeitura informou que recebeu 15 pacientes no Hospital Municipal de Japeri, mas dez já receberam alta, e os outros pacientes apresentavam quadro estável.

A Supervia notificou que a circulação de trens no trecho foi normalizada às 10h.

Segundo a corporação, foram acionados os militares dos quartéis de Paracambi e Seropédica, às 4h47 para o local do acidente, Rua Lenir Ferreira, no Centro do município.

O ônibus, da Transporte Blanco, percorria a linha Engenheiro Pedreira-Central do Brasil e estava com vários passageiros no momento da batida. A Supervia afirmou que o coletivo ultrapassou o sinal da passagem de nível.

“A Transporte Blanco disse que colabora com a investigação dos policiais, que apontará os motivos da batida. A empresa também abriu um procedimento interno para apurar a conduta do seu motorista, uma vez que mantém treinamentos regulares a seus profissionais”, relatou.

A Supervia alertou os riscos de não respeitar o cruzamentos. “Todas a passagens regulares são sinalizadas de acordo com as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”, informou.

“A Supervia lembra que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os trens têm preferência de passagem em relação aos demais veículos. A concessionária reforça, ainda, que os trens são grandes e pesados e, por isso, não conseguem parar imediatamente após o acionamento da frenagem. A uma velocidade de 80 km/h, por exemplo, depois de acionada a frenagem de emergência, o trem percorre aproximadamente 290 metros até parar completamente”, concluiu a concessionária.

Confira o momento do acidente: