Um mulher morre e outra é internada após sessão de crioterapia
Autoridades de Paris acreditam que o acidente ocorreu após um vazamento de nitrogênio líquido usado na câmara de crioterapia
Uma mulher morreu e outra foi hospitalizada em estado crítico após uma sessão de crioterapia em Paris. Autoridades locais acreditam que um vazamento de nitrogênio da câmara criogênica tenha causado o envenenamento delas.
O acidente ocorreu na noite dessa segunda-feira (14/4), em uma pequena academia localizada no 11º distrito da capital francesa. A mulher que morreu tinha 29 anos e era funcionária da unidade.
A vítima que foi hospitalizada era uma cliente da academia, de 34 anos. Ela tinha planejado fazer a sessão de crioterapia depois de correr a maratona de Paris no último domingo (13/4). A jovem foi encontrada desacordada após sofrer uma parada cardiorrespiratória e foi levada ao Hospital Lariboisière em estado crítico. Ela foi colocada em coma induzido.
“Uma autópsia e análises toxicológicas foram solicitadas para determinar a causa precisa da morte, que se acredita ter ocorrido durante uma sessão de crioterapia”, informou a promotoria de Paris nesta terça-feira (15/4).
TRATAMENTO COM CRIOTERAPIA
A crioterapia é uma técnica que utiliza baixas temperaturas com o objetivo de tratar dores musculares, inflamações e lesões. A terapia é bastante usada por atletas de alto rendimento — como alternativa às compressas de água fria — e vem se popularizando.
Ela pode ser feita em banheiras com gelo ou câmaras com nitrogênio líquido. Durante as sessões em uma câmara com nitrogênio, a pessoa é exposta a temperaturas abaixo de -100° C por um intervalo de tempo pré-definido.