Acidente na GO-164 mata duas pessoas e deixa bombeiros intoxicados

Acidente mata duas pessoas e deixa outras duas feridas na GO-164

O acidente teria ocorrido após o caminhão perder os freios durante uma descida. Quatro bombeiros tiveram contato com os produtos transportados pelo caminhão, resultando em sintomas de intoxicação.

Corpo de Bombeiros trabalham para resgatas vítimas na GO-164, em Goiás – Divulgação/Corpo de Bombeiros

Um caminhão carregado com agrotóxicos bateu de frente com um Fiat Palio na GO-164 na manhã desta terça-feira (17). De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade de Goiás, região noroeste do estado, que atendeu a ocorrência, o condutor e o passageiro do carro de passeio morreram no local, enquanto os ocupantes do caminhão ficaram feridos.

De acordo com o tenente Pyterson Kazaer dos bombeiros, o acidente teria ocorrido após o caminhão perder os freios durante uma descida, próximo a cidade de Goiás, saindo da pista após bater na traseira do veículo menor. Após a batida, o caminhão caiu próximo ao Rio Vermelho.

Os dois ocupantes do caminhão sobreviveram com ferimentos leves, enquanto o motorista e passageiro do carro menor morreram no local, com um dos corpos ficando preso nas ferragens, sendo necessário solicitar maquinário pesado para auxiliar na remoção.

DE não conseguiu uma atualização sobre o estado de saúde dos feridos até a última atualização desta matéria.

Durante o resgate, quatro bombeiros tiveram contato com os produtos transportados pelo caminhão, resultando em sintomas de intoxicação. Dois deles precisaram ser levados ao hospital para avaliação médica. De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, todos já foram liberados e passam bem.

RISCO DE CONTAMINAÇÃO

Para evitar a contaminação do rio, a equipe de resgate, juntamente com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), está trabalhando na retirada dos produtos, que, segundo Pyterson, em grande parte são tóxicos.

Em nota, a Semad declarou: “Nesse momento, existe uma equipe da Semad no local, coletando informações sobre o acidente e orientando a população. Uma equipe do Centro de Análises Ambientais e Laboratoriais (Ceamb) da Semad está em deslocamento para coletar amostra de água do Rio Vermelho. A responsável pela carga foi comunicada e deverá contratar uma empresa especializada para fazer o atendimento emergencial, remoção do material e mitigação dos impactos decorrentes do acidente. A população foi orientada a não consumir água do rio Vermelho e não banhar no local”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Trabalhadores são resgatado em obra da BYD por condições análogas à escravidão

Resgate de 163 Trabalhadores na BYD em Camaçari por Condições Análogas à Escravidão

Na desta segunda-feira. 23, uma força-tarefa composta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF) resgatou 163 operários da construtora terceirizada Jinjang, que trabalhavam na planta da BYD em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, Bahia.

Os trabalhadores foram encontrados em condições análogas à escravidão, com alojamentos precários e falta de infraestrutura básica. Os alojamentos tinham camas sem colchões e apenas um banheiro para cada 31 pessoas. Essas condições impediam o descanso adequado, contribuindo para acidentes de trabalho devido ao cansaço e sonolência.

A força-tarefa interditou os alojamentos e trechos do canteiro de obras, proibindo os trabalhadores de continuar suas atividades até a regularização das condições de trabalho. Uma audiência virtual conjunta do MPT e MTE foi agendada para o dia 26 de dezembro para discutir as providências necessárias para garantir condições mínimas de alojamento e regularizar as irregularidades detectadas.

A inspeção, iniciada em meados de novembro, identificou quatro principais alojamentos, dois localizados na Rua Colorado e dois na Rua Umbus, no município de Camaçari. A BYD e a Jinjang foram notificadas e devem apresentar as medidas necessárias para garantir as condições de trabalho adequadas.

A BYD anunciou que já rescindiu o contrato com a empresa terceirizada após o resgate dos trabalhadores.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp