Press "Enter" to skip to content

Acidentes com pipas já deixaram 45 mil goianos sem energia, em 2022

Última atualização 15/07/2022 | 09:06

As férias chegaram e o número de problemas com pipas reacende o alerta da população. Além de acidentes, a brincadeira pode estragar a fiação de energia. Em todo o estado já foram 270 ocorrências de interrupções do serviço entre janeiro e junho deste ano, o que prejudicou 45 mil pessoas, de acordo com a Enel Distribuição Goiás. Na lista de cidades mais afetadas estão Goiânia, Aparecida de Goiânia, Valparaíso de Goiás, Luziânia e Senador Canedo, respectivamente.

A interrupção do fornecimento de energia causada por pipas pode ocorrer por diversos motivos. Além do risco de rompimento dos cabos, as linhas que ficam enroscadas na rede elétrica provocam desgaste nos fios e podem gerar curtos-circuitos e ainda choque elétrico. Nesses casos, equipes da distribuidora são mobilizadas para realizar os reparos e substituições necessárias. 

“É importante reforçar os riscos de se empinar pipa próximo da rede elétricas e a necessidade de os pais orientarem as crianças e os adolescentes sobre os cuidados necessários”, afirma o responsável pela Operação e Manutenção da Enel Distribuição Goiás, Ícaro Barros. 

A empresa orienta que a diversão não ocorra na chuva ou em dia com raios e que as pessoas não tentem recuperar itens que estejam pendurados na rede elétrica. Somente técnicos da distribuidora, treinados para este trabalho, que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede. Por isso em caso de acidente envolvendo a rede elétrica, a orientação é Acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e a Enel Distribuição Goiás, pelo 0800 062 0196.

A utilização de linhas cortantes põe em risco a vida de pedestres, ciclistas e motoristas. A brincadeira de criança pode virar caso de polícia. Apenas neste ano, a GCM de Goiânia apreendeu 400 carretéis com mais de 300 quilômetros (distância entre Goiânia e Jataí), além de 250 pipas com material cortante nas rabiolas. Já a Guarda Municipal de Aparecida de Goiânia recolheu, entre junho e julho, do ano passado, 537 carreteis do material e 512 pipas.