Acionados pelo MP terão de desocupar zona de proteção do reservatório do João Leite

Descumprimento da decisão cabe multa de R$ 5 mil

Em resposta aos pedidos feitos pelo promotor de Justiça Juliano de Barros Araújo em ações civis públicas oferecidas contra herdeiros da Fazenda Serrania e adquirentes de áreas desmembradas desse imóvel, o juiz Clauber Costa Abreu, da 15ª Vara Cível de Goiânia, determinou a desocupação e demolição das construções irregulares instaladas nas unidades de conservação do Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco e Parque Estadual João Leite. As irregularidades também foram objeto de denúncia por crime ambiental.

Os herdeiros Valdis Andris Grants, Magers Grants Júnior, Monika Grants, Eriks Peters Grants e dezenas de outras pessoas foram acionados e denunciados no início desta semana pelos danos às unidades de conservação. As medidas visam coibir a supressão de vegetação e as intervenção irregulares nessas áreas, bem como garantir a sua recuperação.

Em caso de descumprimento da decisão, será aplicada multa diária a cada um dos infratores, no valor de R$ 5 mil, a ser revertida ao Fundo Estadual do Meio Ambiente.

Área que deve ser preservada. Imagem: MP-GO/Google Maps

Fonte: MP-GO

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp