As ações da Alpargatas (B3: ALPA4) apresentaram forte desvalorização na segunda-feira (22) após o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro declarar um boicote às Havaianas, em suas redes sociais no domingo (21), em resposta a uma campanha publicitária de fim de ano que desagradou aos apoiadores de direita. Por volta das 11h20, os papéis da empresa registravam queda de 3,07%, sendo comercializados a R$ 11,36.
No vídeo divulgado dos Estados Unidos, onde Eduardo está morando desde fevereiro, ele é visto descartando um par de chinelos da marca e criticando a publicidade por conter uma mensagem política. A reação de Eduardo surgiu após a controvérsia gerada por um anúncio estrelado pela atriz Fernanda Torres, que sugere que as pessoas não comecem o ano com o pé direito, mas sim com os dois pés, encorajando uma atitude mais ativa e menos baseada na sorte.
Parte dos usuários nas redes sociais interpretou o trecho como uma provocação de caráter político, o que culminou na declaração de boicote por parte de Eduardo Bolsonaro. Ele expressou desapontamento com a escolha da atriz como garota-propaganda, afirmando que sempre considerou as Havaianas como um símbolo nacional. Segundo o ex-parlamentar, a campanha não teria sido uma escolha casual, mas sim uma demonstração de alinhamento ideológico.
Eduardo Bolsonaro ainda mencionou indivíduos condenados pelos eventos de 8 de Janeiro, e acusou a atriz de apoiar prisões relacionadas aos ataques às sedes dos Três Poderes. O boicote proposto por Eduardo gerou repercussão nas redes sociais, dividindo opiniões e gerando debates sobre a relação entre campanhas publicitárias e posicionamentos políticos.




