Futuros de NY despencam após anúncio de tarifas de Donald Trump
Economistas esperam que as tarifas abrangentes do presidente Trump possam derrubar as cadeias de suprimentos globais, aumentar a inflação e prejudicar o crescimento econômico.
As ações dos Estados Unidos despencaram nas negociações após o expediente desta quarta-feira (2) enquanto os investidores digeriam as tarifas impostas pelo presidente Donald Trump.
Por volta das 20h20, os futuros do Dow caiam 990 pontos, ou 2,33%. Os futuros do S&P 500 afundavam 3,38%. Os futuros vinculados ao Nasdaq 100 caíram 4,27%.
“Trump está promulgando uma política tarifária muito agressiva, muito mais agressiva do que a maioria dos investidores considerava possível há seis meses”, disse Jed Ellerbroek, gerente de portfólio da Argent Capital. “Tempos dolorosos para investidores do mercado de ações.”
Wall Street estava nervosa com as tarifas de Trump, embora alguns analistas esperassem que as ações pudessem se recuperar se o anúncio da tarifa fosse mais leve do que o temido. Essas esperanças foram frustradas quando Trump revelou tarifas básicas abrangentes de 10% sobre todas as importações, além de taxas mais altas para países específicos.
“Embora o mercado estivesse posicionado para se recuperar com um anúncio de tarifa ‘menos ruim do que o esperado’, não há como interpretar as notícias de hoje como positivas para a economia ou o mercado de ações”, disse Ellerbroek.
JoAnne Bianco, estrategista-chefe de investimentos da BondBloxx, afirmou que os EUA continuarão a enfrentar elevada incerteza e volatilidade de mercado à medida que os investidores avaliam o “impacto econômico prejudicial” das tarifas de Trump.
Economistas esperam que as tarifas abrangentes de Trump possam derrubar as cadeias de suprimentos globais, aumentar a inflação e prejudicar o crescimento econômico. A Apple ( AAPL ) caiu mais de 7% nas negociações após o expediente. A gigante da tecnologia depende extensivamente das cadeias de suprimentos na China, que estarão sujeitas a tarifas altas.
As outras ações que lideraram os mercados em baixa nas negociações após o expediente incluíram a Tesla ( TSLA ), que caiu mais de 5% e a Amazon ( AMZN ), que caiu mais de 6%. A Nike ( NKE ) perdeu 7% e a Walmart ( WMT ) 5%.
“O presidente Trump acabou de terminar seu discurso sobre tarifas na Casa Branca e nós caracterizaríamos essa série de tarifas como ‘pior do que o pior cenário’ que Wall Street temia”, disse Dan Ives, analista sênior da Wedbush Securities, em uma nota.