Acumulado de chuvas nas últimas 48h em Salvador já supera previsão para janeiro

O acumulado de chuvas das últimas 48h em Salvador já passou do volume esperado para todo o mês de janeiro. A informação foi divulgada pela Defesa Civil da cidade (Codesal) na tarde deste domingo (12).

O temporal é consequência da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que tem provocado pancadas de chuva na capital baiana, Região Metropolitana (RMS) e interior desde a sexta-feira (10).

Segundo dados do Centro de Monitoramento e Alerta do órgão, alguns pontos da capital baiana chegaram a ter mais de 120 milímetros de chuva nas últimas 48h, quando o esperado para 31 dias era de 79,9 milímetros.

Em destaque, estão as localidades da Ilha de Bom Jesus dos Passos, com 123,6 milímetros, Ilha dos Frades, com 92,8 milímetros, e Itapuã, com 89 milímetros.

“Madrugada de muita chuva em Salvador, primeiras horas deste domingo também com muitos acumulados. Tivemos nas últimas 48h mais de 120 milímetros em algumas localidades da nossa capital, a exemplo das Ilhas de Bom Jesus dos Passos e dos Frades, assim como a região norte da cidade, com quase 100 milímetros”, pontuou Sosthenes Macêdo, diretor geral da Codesal.

Durante esse período, foram registradas 80 solicitações por meio do 199, sendo as principais 29 ameaças de desabamento e 28 ameaças de deslizamento de terra.

Neste domingo, até as 15h, 12 casos foram contabilizados. A maioria deles no bairro de Pau da Lima (4), seguido da região do Subúrbio e das Ilhas (3) e da Liberdade (3). Ameaças de desabamento lideram os motivos dos chamados, com 6 registros.

Conforme divulgou a Codesal, entre este domingo e a terça-feira (14), a previsão é de céu nublado com chuvas moderadas, por vezes fortes, acompanhadas por raios e trovoadas, a qualquer hora do dia. Já na quarta-feira (15), o céu deve ficar nublado a parcialmente nublado, com chuvas moderadas a qualquer hora do dia.

A Codesal emite diariamente alertas por SMS e WhatsApp, para manter a população e os órgãos parceiros cientes do cenário. Para receber os avisos, envie um SMS para 40199 e informe o número do CEP onde mora. O serviço é gratuito. Em casos de emergência, disque 199. A Defesa Civil, juntamente com todos os órgãos e parceiros, continuam de plantão 24h para agir nas emergências.

“O solo agora já está enxarcado e a gente pede a sua atenção. Observando qualquer cenário de risco, se afaste imediatamente e disque 199. As nossas equipes de contingência estarão em campo, realizando vistorias, assim como do nosso centro de monitoramento, dando a mesma atenção com a análise e o boletim meteorológico, para que todos saibam o que fazer nesse momento mais chuvoso”, destacou Sosthenes.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp