Acusados pela morte de Ariane, de 18 anos, revelam bastidores do crime brutal

Caso Ariane acusados

O Caso Ariane, que aconteceu em agosto do ano passado, em Goiânia, segue gerando repercussões. Nesta semana, a Justiça de Goiás concluiu o exame de insanidade mental com três acusados de cometer o crime. No exame, que deu negativo, os jovens revelaram novos detalhes acerca do assassinato de Ariane Bárbara, de apenas 18 anos.

Detalhes do Caso Ariane

As investigações a respeito do Caso Ariane apontaram que quatro pessoas se envolveram no crime. Jeferson Rodrigues, Raíssa Borges e Enzo Jacomini, cujo nome social é Freya, além de uma adolescente de 16 anos, participaram do assassinato.

Os três primeiros seguem presos desde setembro, enquanto o processo da última está em segredo de justiça na Vara da Infância. Como a motivação do crime foi descobrir se Raíssa seria psicopata ou não, dependendo do que sentisse ao matar uma pessoa, a Justiça resolveu aplicar o exame de insanidade mental.

Fazendo uma recapitulação do Caso Ariane, a jovem saiu de casa para lanchar com os amigos. No caminho, eles colocaram no carro uma música que fazia menção a um homicídio. Assim que Jeferson, o motorista, estalou os dedos, o grupo praticou o crime, asfixiando e esfaqueando a garota.

De acordo com Jeferson, ele não queria perder o grupo de amigos, que conhecia há apenas duas semanas, e afirmou que eles o forçaram a cometer o crime.

“No dia do ocorrido, a [adolescente] me chamou para tomar café às 5h. Ela disse que era filha de traficante e me ameaçou se eu não participasse. A Raíssa tentou duas vezes enforcar a Ariane, mas não conseguiu. O Enzo enforcou até ela desmaiar e aí foi dada a primeira facada pela Raíssa”, disse Jeferson, durante a avaliação.

Segundo a defesa de Jeferson, o jovem tem histórico de depressão e uma “mente infantilizada”, que o tornaria mais suscetível a outras influências.

Complementando a história

As versões de Freya e Raíssa no Caso Ariane também foram de encontro à narrativa de Jeferson sobre o momento do crime. “A [adolescente] deu uma facada na japa. Aí mandou todo mundo sair do carro e ajudar a tirar o corpo”, afirmou Freya. Além disso, ela afirmou que não planejou e “não teve nada a ver com isso”.

No entanto, Freya participou do crime, conforme relata Raíssa. “Quando eu comecei a enforcar ela, me perguntei o que estou fazendo aqui? Aí parei de enforcar, a Freya sentou no colo da Ariane e a enforcou. A Ariane pediu ajuda para a [adolescente], que ficou rindo e passando a mão na cabeça da Freya”, conta.

Portanto, as investigações apontam que Raíssa tentou enforcar Ariane duas vezes, mas não conseguiu. Com isso, Freya assumiu o posto, abrindo caminho para que a adolescente desse a primeira facada. Em seguida, foi Raíssa. Então, o grupo colocou o corpo da vítima no porta-malas do carro e o abandonou em uma mata no Setor Jaó.

Em outubro do ano passado, o Diário do Estado conversou de forma exclusiva com a mãe de Ariane Bárbara, a qual relatava “crises de ansiedade” e “desespero” em decorrência da morte da filha.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Confira o que abre e o que fecha no período de Natal e Ano Novo

A Prefeitura de Goiânia informa o funcionamento das repartições públicas e oferta de serviços à população na semana do Natal e Ano Novo. Decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) institui ponto facultativo nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro, em virtude do feriado do Natal e do Ano Novo, respectivamente.

O documento não se aplica aos órgãos e entidades da administração pública municipal que, por sua natureza, exijam plantão permanente. Desta forma, serão mantidos todos os serviços de urgência, emergência e os essenciais à população, como salas de vacinação, serviços de limpeza urbana, assistência às mulheres vítimas de violência e ações de fiscalização.

Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 15 unidades de saúde que funcionam 24h, conforme a classificação de risco. A lista completa de unidades de atendimento para pediatria e adultos está disponível no link.

Para emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. Estarão abertas as seguintes salas de vacinação, das 8h às 17h: Centro Municipal de Vacianção (CMV), Ciams Urias Magalhães, Ciams Dr Domingos Viggiano e Ciams Novo Horizonte.

A Comurg mantém o funcionamento das operações essenciais de limpeza, como varrição, roçagem, poda de árvores, ajardinamento e viveiros por escala. Os cidadãos podem solicitar serviços pela Central de Atendimento (62) 3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 9855-8555.

Centro de Zoonoses
O Centro de Zoonoses estará de plantão e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130, caso sejam avistados animais agressivos. Em caso de mordida, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima.

Atende Fácil
As unidades do Atende Fácil estarão fechadas nos dias 23, 24, 25, 30, 31 e 1º de janeiro.

Atendimento às mulheres vítimas de violência

O funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, não será afetado. A casa opera 24 horas por dia, com encaminhamento realizado pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam).

Assistência Social
As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) realizarão busca ativa 24 horas. A Central de Óbitos de Goiânia também funcionará durante todo o período.

Guarda Municipal
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) funcionará normalmente, e a população pode entrar em contato pelo telefone 153 em caso de ocorrências.

Lazer
Na semana do Natal, o Mutirama seguirá seu calendário normalmente. As atividades do parque começam na quinta-feira, dia 26 de dezembro, funcionando até o domingo, 29, em seus horários habituais das 10h até às 16h.

Assim como no Natal, o Ano Novo não afetará as atividades do Mutirama. Após o feriado do dia 1⁰, na quarta-feira, o parque abre suas portas na quinta, 02, e segue funcionando normalmente até domingo, começando o ano de 2025.

Já o Parque Zoológico sofrerá pequenas mudanças no seu calendário. Na semana do Natal, o parque só abrirá de quinta a domingo. Portanto, na quarta-feira, 25, o zoológico não estará aberto, retornando suas atividades normais na quinta, 26, às 8h30, fechando sua bilheteria às 16h00. No ano novo, o Zoológico não funcionará na quarta-feira (1⁰ de janeiro), e retorna com seu calendário normal na quinta, 02.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp