Recentemente, Adélia Domingues, uma idosa recém-formada na EJA, concluiu seu curso no ano passado em Florianópolis com um objetivo bastante especial: lançar um livro de memórias que conte a história de sua vida. Aos 90 anos de idade, Adélia deseja compartilhar suas experiências e vivências por meio desta publicação.
Nascida no Rio Grande do Sul em 1935, Adélia é viúva pela segunda vez e mãe de 11 filhos, sendo que nove deles ainda estão vivos. Apesar de ter interrompido os estudos aos 14 anos para auxiliar na cozinha de uma fazenda, a idosa encontrou motivação para retornar às salas de aula e registrar suas memórias em um livro após finalizar o curso de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) em Florianópolis.
O livro intitulado “Construída em Retalhos” narra a infância de Adélia em Pinheiro Machado, no Rio Grande do Sul, além dos desafios enfrentados para sustentar sua família e criar seus filhos. Após anos afastada da escola, o retorno aos estudos tornou-se mais complicado devido às responsabilidades do trabalho e familiares, no entanto, Adélia encontrou apoio em seus filhos para dar início a essa nova etapa.
Com o falecimento de seu primeiro marido e posteriormente do segundo, Adélia decidiu mudar-se para Florianópolis em 1996, onde atualmente vive. A idosa frequenta as aulas da EJA na UFSC, onde também ministra aulas de fuxico, uma técnica que utiliza retalhos de tecido para criar peças decorativas e até mesmo de vestuário.
Além de sua participação ativa na vida acadêmica, Adélia também se envolve em atividades como aulas de teatro e participação em feiras de artesanato aos domingos. Com uma vida agitada e repleta de aprendizados, a aposentada ressalta a importância de estar sempre envolvida em projetos e novas atividades para estimular seu crescimento pessoal e social.
“Construída em Retalhos” terá 150 exemplares impressos, sendo que 80 deles já foram reservados através de um sistema de aquisição antecipada. O desejo de Adélia de publicar seu livro no aniversário de 90 anos reflete não apenas a realização de um sonho pessoal, mas também o desejo de inspirar outras pessoas a compartilhar suas próprias histórias e conquistas.