Press "Enter" to skip to content

Adolescente de 13 anos é o primeiro da história a vencer o jogo Tetris

Última atualização 06/01/2024 | 15:50

No final de 2023, o adolescente de 13 anos, Willis Gibson, se tornou a primeira pessoa a vencer na versão original do jogo de quebra-cabeça Tetris, da Nintendo. Até o momento, o feito só tinha sido alcançado por inteligência artificial, segundo informado pelo The New York Times

O jovem postou o vídeo do momento no YouTube, quando colocou as mãos na cabeça e balançou para frente e para trás sem acreditar no que tinha acabado de acontecer. Em sua tela aparecia a pontuação 999.999. “Oh meu Deus, eu não consigo sentir meus dedos”, disse ele que mora em Stillwater, Oklahoma, nos Estados Unidos.

O jogo Tetris

Criado pelo engenheiro de software, Alexey Pajitnov, Tetris foi lançado em 1989, pela Nintendo. O jogo consiste em uma série de blocos que descem na tela do jogador, que deve posicioná-los para formar linhas sólidas para serem eliminadas. A proposta é evitar que os blocos se acumulem na tela, o que torna o jogo longo, se o jogador for bom. 

Até recentemente, o jogo tinha 29 níveis de dificuldade. A cada nível, os blocos descem mais rapidamente a ponto de parecer impossível o olho humano acompanhar a velocidade. Mas na última década, jovens têm testado esses limites, conforme o The New York Times. 

Willis alcançou o feito no nível 157, atingindo a “tela mortal” do jogo, o que ocorre quando um videogame se torna impossível de jogar por limitação de sua codificação. O adolescente joga Tetris competitivamente há dois anos, quando começou a ver o jogo em vídeos no YouTube e se interessou pela simplicidade das regras. 

A partir de então, ele começou a reunir equipamentos para jogar uma versão antiga do Tetris. Sua Mãe, Karin Cox, comprou uma versão de um console Nintendo, RetroN, que usava o mesmo hardware do console que Nintendo original, e uma televisão de tubo para jogar. “É fácil começar, mas é muito difícil dominá-lo”, disse ele na entrevista ao The New York Times.