Aos 14 anos, adolescente cria startup de games e se destaca em programa de inovação do governo de SP
Samuel Montanini, de Jaú (SP), transformou a paixão de criança por videogames em empreendedorismo. Adolescente se destaca no cenário de inovação e sonha em levar seus jogos para marcas renomadas.
Samuel Montanini, de 14 anos, iniciou uma startup de games chamada Piggle Studios. Apaixonado por tecnologia desde criança, Samuel Montanini, de 14 anos, transformou seu interesse por videogames em um projeto promissor. Natural de Jaú, no interior de São Paulo, ele já viveu no Canadá durante oito anos, sendo fluente em português, inglês e francês. Atualmente, é CEO de um estúdio independente de desenvolvimento de jogos.
Em entrevista ao DE, Samuel explica que sua paixão por fazer jogos começou aos nove anos: “Eu ganhei um videogame com um jogo que se chamava ‘Mario Maker’. Eu comecei a fazer várias fases no jogo e isso despertou o interesse de fazer jogos”, relata.
Seu primeiro projeto, chamado “Gooey Math”, foi desenvolvido para um trabalho escolar e se passava dentro da própria escola, onde o jogador precisava salvar o local de uma invasão de monstros. Mas, por mais que já seja um caso de sucesso, Samuel ainda tem suas obrigações escolares. Desse modo, ele explica que faz um cronograma para conseguir concluir todos os afazeres da rotina.
No período da manhã, ele vai para a escola normalmente. Após o colégio, durante a tarde, trabalha em seu estúdio. Quando sobra um tempo, ele faz outras coisas que não são relacionadas ao trabalho e aos estudos.
CRIAÇÃO DA MARCA
Com o passar do tempo, Samuel quis reunir todas as suas criações em uma única marca e decidiu fundar o seu site. Em um primeiro momento, ele procurou entender tudo sobre startups: como funcionavam, do que precisavam e se eram necessários um site e um logotipo, já que não tinha muito conhecimento sobre o assunto até então. Segundo o jovem empreendedor, o diferencial da empresa é a variedade de gêneros e narrativas nos jogos.
VIVÊNCIA NO EXTERIOR
Como Samuel viveu oito anos no exterior, relata a diferença no apoio educacional entre o Brasil e um país desenvolvido. No Canadá, ainda no ensino fundamental, as escolas públicas ofereciam cursos de programação, aprimorando, assim, o ensinamento para seus alunos. O jovem acredita que, se fosse no Brasil, não teria iniciado a startup e nem aprendido tudo o que lhe trouxe até seu sonho.
RECONHECIMENTO
Apesar da pouca idade, Samuel já conquistou espaço no cenário de inovação. Com apenas 13 anos, ele foi um dos selecionados entre mais de 23 mil inscritos para o Vitrine Inova, programa do Centro Paula Souza e do Governo de São Paulo. Atualmente, além de dividir seu tempo entre os estudos e o desenvolvimento de jogos, Samuel compartilha sua rotina no YouTube, no qual ensina sobre criação de games. Seus canais são em inglês, já que ele viveu no Canadá de 2016 a 2024.
FUTURO E OBJETIVOS
Samuel não tem interesse em fazer faculdade na área, já que entende que, em um futuro próximo, pode contratar profissionais para apoiarem seu trabalho. Entre todos os sonhos realizados, ele deseja a continuação do sucesso de sua empresa e tem novos objetivos em mente. Contando com o apoio de sua família tanto no desenvolvimento da startup como nos canais do YouTube, o jovem segue construindo seu espaço no universo dos games e do empreendedorismo, e também tem a vontade de apoiar outros adolescentes a desenvolverem seus projetos, principalmente no ramo dos games.