Adolescente de 17 anos é assassinado em Salvador: caso envolve policial militar e suspeita de legítima defesa

Gabriel Santos Costa, de 17 anos, foi assassinado no bairro de Ondina, na madrugada de domingo (1°). A ação foi gravada com câmera de celular por uma testemunha.

O adolescente Gabriel Santos Costa, de 17 anos, foi morto a tiros no bairro de Ondina, em Salvador, na madrugada de domingo (1°) — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O adolescente Gabriel Santos Costa, de 17 anos, foi morto a tiros no bairro de Ondina, em Salvador, na madrugada de domingo (1°) — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O adolescente Gabriel Santos Costa, de 17 anos, foi morto a tiros no bairro de Ondina, em Salvador, na madrugada de domingo (1°). O homem suspeito de atirar nele e em outro jovem de 19 anos, que não teve nome divulgado, foi identificado como o policial militar Marlon da Silva Oliveira. A ação foi gravada com câmera de celular por uma testemunha.

Marlon, que atua na 9ª Companhia Independente da Polícia Militar, no bairro da Boca do Rio, não estava fardado, nem usava o carro da corporação. Ele alegou legítima defesa em depoimento à Polícia Civil e afirmou que os jovens tentaram assaltá-lo.

O crime ocorreu no bairro de Ondina e foi filmado por uma pessoa que flagrou o momento em que o adolescente e um outro jovem de 19 anos, que não teve nome divulgado, foram rendidos pelo policial militar Marlon da Silva Oliveira.

Nas imagens, é possível ouvir que o suspeito xingou e agrediu as vítimas. Depois, mandou que os rapazes colocassem o rosto no asfalto e as mãos na cabeça. Eles obedeceram às ordens do suspeito, que fez uma espécie de revista. Mesmo rendidos, os dois foram baleados com mais de 10 tiros.

Marlon, que atua na 9ª Companhia Independente da Polícia Militar, no bairro da Boca do Rio, não estava fardado, nem usava o carro da corporação. Ele alegou legítima defesa em depoimento à Polícia Civil e afirmou que os jovens tentaram assaltá-lo.

A família de Gabriel pede a quebra de sigilo do celular do suspeito. O corpo foi sepultado na tarde de segunda-feira sob forte comoção e pedidos de justiça.

A delegada responsável pelas investigações pediu a prisão preventiva do suspeito, mas a Justiça não analisou a solicitação no plantão judiciário por entender que não havia urgência. Com isso, o PM foi liberado após alegar legítima defesa durante depoimento na delegacia, na noite de segunda-feira.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Discussão na Bahia termina com homem morto a facão: detalhes da investigação. Acompanhe as últimas notícias do DE Bahia.

Homem é morto a golpes de facão após discussão na Bahia

Na última quarta-feira (25), um homem foi brutalmente morto a golpes de facão após uma discussão na zona rural de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador, na Bahia. De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima foi identificada como Roque Ribeiro de Araujo Figueiredo, de 61 anos. As primeiras informações apontam que o homem teria invadido uma residência com uma arma e efetuado disparos para o alto, momento em que foi atingido pelos golpes de facão.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram uma intensa discussão entre homens e mulheres no distrito de Lamarão, onde ocorreu o crime. Durante a confusão, uma pessoa chega a cair, mas ainda não há detalhes sobre o que teria motivado a tragédia. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil local para esclarecer as circunstâncias que levaram à morte do homem.

Após a ocorrência, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia no local e encaminhar o corpo de Roque Ribeiro de Araujo Figueiredo para o Instituto Médico Legal (IML), onde passará por necropsia. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento da vítima. A comunidade local aguarda por mais detalhes e esclarecimentos sobre o ocorrido.

Casos de violência têm chamado a atenção na Bahia, como o recente ataque a uma mulher com nove facadas pelo marido enquanto dormia em Salvador. Além disso, um jovem de 22 anos foi assassinado a facadas, e a família atribuiu o crime à ex-namorada da vítima. Outro caso chocante foi o de um homem que matou o próprio irmão a facadas em Salvador. Tais acontecimentos evidenciam a necessidade de medidas efetivas de segurança e prevenção na região.

Para mais notícias do estado, acompanhe as atualizações do DE Bahia, que trazem informações sobre diversos casos, investigações policiais e acontecimentos locais. Fique por dentro dos desdobramentos desse e de outros casos marcantes que impactam a comunidade baiana. Acompanhe também os desdobramentos desse e de outros casos marcantes que impactam a comunidade baiana diretamente no DE.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp