Press "Enter" to skip to content

Adolescente é apreendido e solto pela oitava vez por falta de espaço para internação de menoridade

Um adolescente, de 15 anos, foi apreendido pela oitava vez, em Rio Verde, suspeito de roubar e agredir um idoso. Ele foi solto novamente devido a falta local para internação de menores infratores. Ele foi apreendido pela última vez na segunda-feira, 23.

Segundo a polícia, ele já havia sido levado à delegacia outras vezes por suspeita de atos infracionais análogos aos crimes de furto, roubo e receptação. Eles teriam sido cometidos desde 2017, quando ele tinha 12 anos.

Em todas as ocasiões, ele foi solto em até cinco dias após a apreensão por não ter um local específico para internação de menores infratores em Rio Verde. Este sendo o prazo máximo para ele permanecer na delegacia.

“Em regra, ele fica apreendido provisoriamente na delegacia até que o juiz da Infância e o Ministério Público possam conseguir uma vaga, geralmente, na capital, onde eles são levados para a internação provisória, acima de cinco dias, e também em razão da aplicação da medida socioeducativa de internação”, disse o delegado Danilo Fabiano Carvalho ao G1. 

Em 2020, 318 adolescentes  foram apreendidos por suspeita em atos infracionais. Destes, 78 são suspeitos de envolvimento em roubos, 12 por suspeita de homicídios e 59 por suposto envolvimento no tráfico de drogas.

Construção de Case

O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Rio Verde, localizado às margens da BR-060, teve as obras paradas há mais de quatro anos. O início da construção foi em 2014 e iria substituir o antigo centro, que funciona na área urbana de forma improvisada. A placa, instalada no início das obras, informa que o valor estimado da construção é de R$ 7,3 milhões.

Em nota, o governo informou que a obra do Case de Rio Verde foi parada em razão de uma rescisão no contrato da empreiteira que fazia a construção e que uma nova licitação será aberta. A previsão é que em 2021 a obra seja retomada.

Foto: Reprodução/TV Anhanguera