Adolescente é apreendido por ameaça de ‘massacre’ em colégio de Caldas Novas

Um adolescente de 15 anos foi apreendido por ameaçar realizar massacre no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Nivo das Neves, em Caldas Novas, região Sul de Goiás. As investigações começaram após a direção da instituição ter ciência das ameaças, que circulavam nas redes sociais. Com isso, acionaram a Polícia Civil (PC) e o 26° Batalhão da Polícia Militar (BPM). De acordo com as publicações do menor, o massacre seria nesta segunda-feira (18).

Além disso, o adolescente publicou fotos de armas de fogo. De acordo com os policiais, em um dos posts, o estudante dizia que atiraria contra os estudantes. Diante dos fatos e para a segurança dos alunos da unidade de ensino, os policiais conseguiram localizar o IP do adolescente, e em seguida, a casa onde ele mora.

Publicação do menor nas redes sociais. (Foto: divulgação PC/PM)

O adolescente foi apreendido ainda no domingo (17), juntamente com ele, os policiais recolheram um celular e um computador. Na Delegacia de Apuração de Atos Infracionais, o menor, que não é aluno do colégio, confessou ter planejado o que chamou de massacre e disse que só queria “chamar a atenção”. O caso foi concluído e encaminhado para o Poder Judiciários.

Com a identificação e apreensão do autor da ameaça, a Secretaria de Estado de Educação (Seduce) informou que as aulas ocorreram normalmente nesta segunda-feira (18).

Nota Seduce

“Em resposta ao pedido de informação do jornal Diário do Estado sobre a ameaça de um possível ataque ao Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Nivo das Neves, em Caldas Novas, a Secretaria de Estado de Educação informa:

– Assim que a direção do CEPMG Nivo das Neves tomou conhecimento do fato, que circulava pelas redes sociais, acionou imediatamente as polícias Civil e Militar de Goiás, que deram início às investigações;

– O trabalho de investigação foi realizado pela equipe do Serviço de Inteligência e Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de Goiás com o apoio dos policiais do 26° BPM (Batalhão da Polícia Militar) de Caldas Novas;

– Logo após ser identificado, o autor das ameaças, que é menor de idade, foi localizado e apreendido em sua própria residência, em Caldas Novas;

– Em depoimento à polícia, o autor das ameaças confessou o crime e declarou que sua intenção era “apenas para chamar a atenção”;

– Com a identificação e apreensão do autor das ameaças, durante o fim de semana, as aulas no CEPMG Nivo das Neves foram iniciadas normalmente nesta segunda-feira (18/04).

Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc)
Goiânia, 19/04/2022″

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu até as 23 horas e 59 minutos do dia 21 de janeiro.

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a prova de redação. Aqueles selecionados dentro do número de vagas disponíveis, na chamada regular ou por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

As vagas serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem. Não será permitido ao estudante selecionado optar pelo ingresso no primeiro ou no segundo semestre.

Cotas

Segundo informações do MEC, a classificação dos estudantes se dará, primeiramente, na modalidade ampla concorrência. A reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas ocorrerá na sequência, com o “objetivo de beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior”.

Confira o cronograma

Inscrições 17 a 21 de janeiro
Chamada regular 26 de janeiro
Matricula ou registro acadêmico junto à instituição 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera 26 a 31 de janeiro

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp