Press "Enter" to skip to content

Adolescente é preso por cortar “Árvore de Robin Hood”, mais famosa da Grã-Bretanha

Última atualização 29/09/2023 | 16:51

Um adolescente de 16 anos suspeito de derrubar a árvore mais famosa da Grã-Bretanha foi interrogado pela polícia na noite passada. Ela havia permanecido no Sycamore Gap – uma depressão ao longo da Muralha de Adriano – por cerca de 300 anos, mas ontem os guardas florestais descobriram que a árvore, uma das mais fotografadas do mundo, havia sido derrubada durante a noite com uma motosserra.

A polícia de Northumbria confirmou a prisão do adolescente por um “ato deliberado de vandalismo”. O sicômoro era apelidado de “árvore de Robin Hood” depois de aparecer no filme de sucesso de 1991, “Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões”, estrelado por Kevin Costner e Morgan Freeman.

Fotos e vídeos mostraram o sicômoro, que está em um local isolado a quase um quilômetro da estrada mais próxima, deitado de lado com seu tronco apoiado na parede e cercado por fita policial azul e branca. Tinta spray podia ser vista logo abaixo do corte no tronco.Parte do Patrimônio Mundial da UNESCO da Muralha de Adriano, ela atraiu caminhantes e visitantes de todo o mundo. Em 2016, foi nomeada Árvore do Ano pela Woodland Trust.

A notícia da derrubada provocou uma reação furiosa de políticos, ambientalistas e do público. Muitos disseram se sentir “consternados” e “entristecidos” pela perda de tal característica da paisagem.Jamie Driscoll, prefeito do North of Tyne, disse que o autor deve ser levado à justiça. “Pessoas espalharam suas cinzas ali. Pessoas fizeram pedidos de casamento ali. Eu fiz piquenique ali com minha esposa e filhos. É parte de nossa alma coletiva”, afirmou.

Fotos e vídeos mostraram o sicômoro, que está em um local isolado a quase um quilômetro da estrada mais próxima, deitado de lado com seu tronco apoiado na parede (Foto: Reprodução/Youtube)

Comoção

Confirmando que a árvore havia sido derrubada deliberadamente, um porta-voz do Parque Nacional de Northumberland disse: “Infelizmente, a famosa árvore no Sycamore Gap caiu durante a noite. Temos motivos para acreditar que foi derrubada deliberadamente. Estamos trabalhando com as agências e parceiros relevantes interessados neste marco icônico do Nordeste.”

Autoridades alertaram contra a visita ao local, perto de Crag Lough, mas ontem caminhantes se reuniram para ver a destruição com seus próprios olhos. Uma mulher deixou uma única rosa rosa perto do toco. Andrew Poad, do National Trust, que cuida do local em conjunto com o parque nacional, expressou “choque profundo”.

Parece que foi cortada com um único golpe, o que significa que a lâmina deveria ter cerca de dois metros de comprimento. “Parece ser um ato planejado e pensado. A árvore pode ser vista da antiga estrada militar, mas para acessá-la você tem que passar por arame farpado e caminhar por um terreno pantanoso por quase um quilômetro. Esta é uma pessoa que sabe como derrubar árvores e se certificou de que ela caísse na direção certa.”

O fotógrafo Ian Sproat, 42, disse que sentiu que seu “coração foi arrancado”, acrescentando: “Eles destruíram uma parte do Nordeste. É como cortar a Ponte Tyne.” Desde janeiro, o corte ilegal de árvores é punível com multas ilimitadas e prisão. O National Trust disse que pode ser possível proteger o toco para que a árvore possa crescer novamente. A organização está investigando a coleta das sementes.

Tristan Gooley, autor de “Como Ler uma Árvore”, disse ao Daily Telegraph: “A maioria das árvores de folha larga que são cortadas crescerá novamente em árvores de múltiplos caules.” Mas o jardineiro e apresentador de televisão Alan Titchmarsh disse: “Pode até crescer novamente, mas provavelmente se tornará uma árvore de múltiplos caules e não tão imponente. Realmente seria melhor plantar uma nova e cuidar dela com atenção.”