Adolescente filha de brasileira que estava desaparecida é encontrada nos EUA

Após sete dias de buscas, a polícia de Harrison (EUA) encontrou a filha de uma brasileira que estava desaparecida. Amanda Caldeira, de 15 anos, foi vista pela última vez em uma estação de trem e, segundo a mãe, foi encontrada ‘sã e salva’ e já está com familiares.

A jovem desapareceu no dia 28 de agosto. Ela foi vista pela última vez entrando em um trem na estação de Harrison e descendo em Jersey City, há cerca de seis quilômetros de Nova York. Com o desaparecimento, a mãe da adolescente passou a mobilizar uma busca nas redes sociais para encontrar informações sobre a filha.

“Meu mundo está pausado em sofrimento e angústia”, escreveu a brasileira no Facebook.

O anúncio que a jovem havia sido encontrada foi feito pela mãe, que divulgou que a filha estava ‘sã e salva’ e pediu privacidade para a família. “Só queria aproveitar a minha família neste momento. Estes últimos dias têm sido tão difíceis que precisamos de algum tempo”, finalizou na publicação.

Amanda Caldeira é filha de uma paranaense, que mora no EUA há 22 anos na cidade de Harrison, no Estado de Nova Jersey, a menos de 20 km de Nova York.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás recebe selo ouro de alfabetização do MEC

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), tem demonstrado um forte compromisso com a educação pública, especialmente na área de alfabetização. O programa AlfaMais Goias, criado em regime de colaboração entre o estado e os municípios, tem como missão alfabetizar todas as crianças goianas na idade certa.
 
Recentemente, o estado de Goias foi premiado com o selo ouro da Alfabetização no programa Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, criado pelo Ministerio da Educacao (MEC) em 2024. Essa distinção foi anunciada nesta sexta-feira,22, e é resultado da análise realizada pela Comissão Técnica de Avaliação, formada pelos articuladores nacionais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).
 

Sucesso em números

 
No primeiro semestre de 2024, o Ministerio da Educacao destacou que 67% das crianças goianas estavam plenamente alfabetizadas na rede pública até o 2º ano do Ensino Fundamental. Esse número superou a meta definida para o período, que era de 63%. Esse avanço significativo na alfabetização coloca Goias no caminho certo rumo às metas de acabar com o analfabetismo infantil e de alfabetizar plenamente todas as crianças das escolas públicas das redes estadual e municipal.
 
A delegação do governo argentino conheceu o programa de Alfabetização AlfaMais Goias durante uma visita à Escola Municipal Paulo Freire, em Planaltina. O evento foi parte de uma agenda organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o governo brasileiro e o governo da Argentina. O encontro bilateral visou promover o intercâmbio de experiências e políticas públicas educacionais, especialmente nas áreas de financiamento e alfabetização. Devido aos bons resultados obtidos, Goias foi o estado escolhido para servir de exemplo à comitiva, apresentando o programa AlfaMais Goiás .
 
A premiação mostra claramente o compromisso do estado de Goias com a educação pública. O programa AlfaMais Goias é um exemplo de boas práticas adotadas no Brasil e serve como referência para outras unidades da federação. Com essa distinção, Goiás reafirma sua posição como um estado líder na alfabetização e educação pública.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp