Press "Enter" to skip to content

Adolescente morre após tomar alta dose de remédio em desafio do TikTok

Última atualização 02/05/2023 | 17:35

Um adolescente norte-americano de 13 anos morreu após tomar mais de 14 comprimidos de antialérgico, em Ohio, nos Estados Unidos (EUA). O menino estava participando de um desafio viral no TikTok chamado “Desafio Benadryl”, que incentiva pessoas a ingerirem o máximo possível de comprimidos.

O jovem Jacob Stevens estava acompanhado dos amigos no momento em que tomou os remédios. Logo em seguida, o corpo dele começou a contrair e o grupo filmou todo processo, que faz parte do desafio. O menino foi levado ao hospital, onde ficou internado por seis dias até os médicos declararem morte cerebral. A família optou por desligar os aparelhos que o mantinham em vida.

“Foi demais para o corpo dele. Sem varredura cerebral. Não havia nada lá. Ele disse que poderíamos mantê-lo no ventilador, poderíamos, você sabe. Ele poderia ficar deitado assim, mas nunca abriria os olhos. Ele nunca vai respirar sozinho, fazer qualquer coisa assim”, disse o pai, Justin Stevens.

Desafio Benadryl

O desafio viral do TikTok incentiva os internautas a ingerirem grandes quantidades do remédio Benadryl, nome comercial de medicamentos antialérgicos, para causar alucinações. Vídeos semelhantes circulam nas redes sociais desde 2020, que também causou a morte de uma adolescente de 15 anos de idade.

No funeral do adolescente, o pai tentou alertar os amigos do filho e conscientizá-los. “Eu apenas tentei dizer a eles para cuidarem uns dos outros e não convencerem seus amigos a fazer coisas assim”.

Agora, a família de Jacob luta por mudanças na legislação, para que medicamentos com venda, como do antialérgico, tenham restrições de idade na compra.

Com a repercussão dos casos, atualmente, o TikTok bloqueia as buscas pelo desafio com um alerta: “Alguns desafios online podem ser perigosos, perturbadores ou até encenados. Saiba como reconhecer desafios perigosos para poder proteger sua saúde e bem-estar”.