Adolescentes cometem vandalismo ao colocar patinete elétrico em cima de parada de ônibus no DF

adolescentes-cometem-vandalismo-ao-colocar-patinete-eletrico-em-cima-de-parada-de-onibus-no-df

Adolescentes que colocaram patinete elétrico em cima de parada de ônibus, no Distrito Federal, e publicaram nas redes sociais, serão notificados por vandalismo. A empresa responsável retirou o equipamento.

Um grupo de adolescentes gravou e publicou nas redes sociais um vídeo em que colocam um patinete elétrico, alugado para deslocamentos em Brasília, em cima de uma parada de ônibus, na Asa Norte. O incidente ocorreu na noite de domingo (13).

Na sequência, é possível ver o momento em que três adolescentes ergueram o patinete, enquanto outros dois ajudavam a colocar o equipamento no ponto de ônibus. Em torno de oito adolescentes aparecem no vídeo.

“Ações de vandalismo com patinetes elétricos são incomuns para a empresa responsável, que avalia que elas não refletem no bom uso da maioria dos clientes em prol da micromobilidade urbana”, declara a empresa.

Um morador da região também fez imagens do patinete sobre a parada de ônibus em questão. A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal acionou a empresa responsável para retirar o equipamento.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal explica que a circulação de patinetes e outros equipamentos de mobilidade individual é regulamentada pela Resolução nº 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Os patinetes podem circular em áreas de pedestres, ciclovias e vias com velocidade máxima de até 40 km/h.

Apesar de a legislação não exigir o uso de capacete, o Detran recomenda o uso de roupas apropriadas e capacete ciclístico, para garantir mais proteção. A empresa responsável pelo aluguel dos patinetes já retirou o veículo do local e está investigando o caso para notificar o responsável pela situação. Ademais, reforça que ações de vandalismo não são condizentes com o bom uso da maioria dos clientes para a micromobilidade urbana.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp