Adolescentes que usam celular por mais de três horas ao dia tem uma maior tendência a sofrer com dores na coluna. A observação é de um estudo com publicação na revista científica Healthcare e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Na pesquisa, houve a avaliação de 1.628 estudantes de ambos os sexos, entre 14 e 18 anos de idade.
Uso de celular e dores nas costas
O estudo envolveu alunos do primeiro e do segundo ano do Ensino Médio, período diurno, na área urbana do município de Bauru (SP). Eles responderam a um questionário entre março e junho de 2017. Entre os 1.628 estudantes, 1.393 passaram por uma nova avaliação em 2018. A publicação da pesquisa aconteceu neste ano.
Os dados tomam como base a incidência da “dor no meio das costas” (thoracic back pain, ou TSP). Em 2017 e 2018, 38,4% dos adolescentes relataram a prevalência do problema, sendo que as dores foram mais comuns nas meninas do que nos meninos. Mundialmente, a TSP afeta de 13% a 35% de crianças e adolescentes, e de 15% a 35% dos adultos.
Na conclusão do artigo, os redatores observam que há uma grande presença de TSP entre alunos do Ensino Médio, associada a problemas de saúde mental e o uso de celular por tempo excessivo em uma postura corporal inadequada.