Adolescentes são apreendidos por suspeita de dano ao mirante turístico da Ponte dos Ingleses, na orla central de Fortaleza, conforme informações do DE nesta quarta-feira (15).

Segundo a Guarda Municipal, a ocorrência aconteceu por volta das 21h do último domingo, quando dois jovens foram flagrados pelo sistema de videomonitoramento da cidade promovendo ações de vandalismo nas estruturas do mirante histórico. O local é um dos pontos turísticos mais visitados do Ceará.

Os suspeitos, ambos menores de idade, foram imediatamente localizados por uma equipe do Grupo de Ciclopatrulhamento. A ação reforçou a importância do monitoramento em tempo real nas regiões estratégicas da cidade, segundo nota divulgada pela Guarda de Fortaleza.

Apreensão e encaminhamento dos adolescentes

De acordo com informações oficiais, após abordagem e identificação dos menores, os dois foram conduzidos à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Lá, eles passaram pelo devido procedimento para responder a um ato infracional análogo ao crime de dano ao patrimônio público, prática considerada grave pelas autoridades do Ceará.

O delegado de plantão destacou que medidas semelhantes já vinham sendo adotadas para coibir episódios frequentes de depredação em equipamentos culturais e áreas turísticas do município. “Os autores deverão cumprir o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente para casos de dano contra o patrimônio”, destacou a autoridade policial em entrevista ao DE.

De acordo com o relato dos agentes, havia pichações visíveis e danos estruturais na área do mirante, comprometendo parte da segurança e da integridade do local, que costuma receber centenas de visitantes por dia durante a alta temporada em Fortaleza.

Importância da Ponte dos Ingleses para o turismo

A Ponte dos Ingleses é um dos marcos históricos do Centro de Fortaleza e cartão-postal do litoral de todo o Ceará. Construída entre 1921 e 1923, com objetivo inicial de ser um porto, hoje é símbolo do turismo e ponto de encontro para rodas culturais, eventos ao pôr do sol e atividades de lazer ao longo do ano.

Além da relevância histórica, o local serve como mirante privilegiado para observação de golfinhos e do horizonte atlântico, atraindo moradores e turistas de outros interiores, como Juazeiro do Norte. O fluxo de visitantes aumenta consideravelmente durante os fins de semana, feriados e festivais tradicionais da orla central.

Segundo dados oficiais da Secretaria de Turismo, mais de 50 mil pessoas passaram pelo equipamento nos primeiros cinco meses deste ano, demonstrando a necessidade de ações preventivas para a preservação desse importante espaço público do Ceará.

Videomonitoramento e políticas de segurança urbana

O episódio de apreensão dos adolescentes é reflexo direto do investimento crescente em tecnologia de segurança pública na capital cearense. Atualmente, o sistema conta com mais de 7 mil câmeras distribuídas por toda a cidade, monitorando edifícios públicos, praças, avenidas e regiões de alta circulação.

O Centro Integrado de Videomonitoramento de Fortaleza (CIVFOR) tem participação ativa na detecção rápida de ocorrências e envio de equipes em tempo hábil. “O trabalho de inteligência tem permitido resposta ágil e preventiva”, reforçou o comandante da Guarda, ressaltando os resultados positivos registrados desde a ampliação do sistema, em 2023.

Segundo levantamento divulgado nesta semana, o número de atos infracionais cometidos contra o patrimônio público em regiões monitoradas reduziu em 27% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, autoridades reforçam que a cooperação da sociedade é fundamental para coibir danos e promover a valorização dos espaços urbanos do Ceará.

Impactos para a comunidade local e debate social

A repercussão do caso provocou discussões entre associações de moradores, comerciantes e frequentadores da Praia de Iracema. Muitos manifestaram preocupação com a segurança do patrimônio histórico e cobraram ações educativas, além do reforço na fiscalização, para promover a consciência cidadã entre jovens da região.

Especialistas em políticas públicas destacam a necessidade de ampliar projetos de inclusão e participação dos adolescentes, sobretudo em bairros com maior vulnerabilidade social em Fortaleza e cidades da região como Juazeiro do Norte. Eles sugerem que iniciativas de arte, cultura e esporte possam contribuir para reduzir casos de depredação e envolvimento juvenil em atos infracionais.

Em nota, a Secretaria Municipal de Proteção Urbana reiterou a importância do engajamento das escolas, ONGs e famílias para enfrentamento do problema. “Reforçamos o compromisso com a educação preventiva para conscientizar sobre a função social dos bens públicos e a necessidade de preservá-los para futuras gerações”, afirmou o órgão nesta quarta-feira.

O que esperar para os próximos dias? A Guarda Municipal de Fortaleza, em parceria com outros órgãos da administração pública, informou que irá reforçar o patrulhamento na orla da Praia de Iracema e em pontos com grande fluxo turístico durante o feriado prolongado.

Além das medidas já anunciadas, está prevista uma agenda de atividades socioeducativas nos espaços públicos da cidade e a intensificação de rondas noturnas com o uso de tecnologia móvel para coibir dano ao patrimônio e promover mais segurança para moradores e turistas.

Os moradores, por sua vez, planejam ações de mobilização social, como mutirões de limpeza, instalação de novas placas orientando sobre a importância da conservação dos pontos turísticos e campanhas nas redes sociais para conscientizar jovens sobre os riscos do vandalismo. A cidade de Fortaleza segue acompanhando de perto os desdobramentos do caso, reafirmando o compromisso com a preservação do seu patrimônio histórico e cultural para o desenvolvimento do turismo e valorização das origens do Ceará.