Press "Enter" to skip to content

Adolescentes são punidos por assistir séries de TV sul-coreanas na Coreia do Norte

Última atualização 21/01/2024 | 14:48

Dois adolescentes foram condenados a 12 anos de trabalho forçado por assistirem doramas (séries de televisão sul-coreanas) na Coreia do Norte. Imagens raras obtidas pela BBC Korean mostram o momento em que os jovens de 16 anos são punidos publicamente pelas autoridades norte-coreanas.

Vale lembrar que qualquer tipo de entretenimento sul-coreano é extremamente proibido na Coreia do Norte. Porém, mesmo sabendo os riscos, alguns se dispõe a experimentar a cultura do país vizinho, que é popularmente conhecida pela produção de K-pop e doramas.

O vídeo em questão foi fornecido à BBC pelo Instituto de Desenvolvimento Sul e Norte (Sand), uma entidade de pesquisa que trabalha com desertores do norte e sugere que o governo norte-coreano se encontra cada vez mais severo com “incidentes” do tipo.

A gravação foi distribuída no país como forma de educação ideológica para alertar os cidadãos norte-coreanos a não assistirem o que foi considerado “vídeos decadentes”.

“A cultura do regime de marionetes decadente se espalhou até mesmo para os adolescentes. Eles têm apenas 16 anos, mas arruinaram o próprio futuro”, diz a voz do narrador do clipe.

Os dois garotos foram identificados pelos oficiais e tiveram os endereços divulgados. Antigamente, no país, menores que infringiam a lei eram enviados a campos de trabalho juvenil e a punição era inferior a cinco anos. Em 2020, porém, o ato de assistir ou distribuir entretenimento sul-coreano tornou-se passível de pena de morte.

Em entrevista a CEO da Sand, Choi Kyong-hui, revelou que a capital Pyongyang enxerga a disseminação de k-dramas e kpop como uma ameaça a sua ideologia.

“A admiração pela sociedade sul-coreana pode levar rapidamente ao enfraquecimento do sistema…Isso vai contra a ideologia monolítica que faz os norte-coreanos reverenciarem a família Kim”, disse ela.